Real Madrid tem quase tudo, falta o mais complexo: ganhar!

Eis a questão: Treinar galácticos ou ser treinado por um galáctico?

Maiorca é a estreia da super produção de José Mourinho que tem como principal objectivo vencer o Barcelona de Pep Guardiola. Finalmente, vai começar hoje o campeonato para os madrilenos, que já sabem que qualquer erro será sempre incompreensível para o público em geral. O Estádio Ono tornou-se no Estádio Iberostar e revela o seu nome para receber a visita da "Mou Team". O coliseu vermelhão, apesar da mudança de nome, permanecerá sempre com a mesma dimensão, neste estádio, na última temporada, houve um terramoto por causa de um animal futebolístico chamado Cristiano Ronaldo, marcou três golos no seu único hat-trick pelo Real Madrid até agora. O Maiorca voltou a ser reinventado, já faz parte da história. Gregorio Manzano já não está mais sentado no banco, agora é Michael Laudrup que assume todas as responsabilidades. Saíram da equipa jogadores como Aduriz, Borja Valero, Bruno China, Mario Suarez, entre outros, mas esta equipa continua viva e pronta para estragar o início de época dos galácticos de José Mourinho!

Sergio Canales será titular no jogo de hoje, dado que Mourinho é indiferente à sua tenra idade, 19 anos, e ao seu "baixo" preço, 4,5 milhões de euros, algo que me parece, indiscutivelmente, muito bem! O jovem médio-ofensivo será titular em Maiorca e o técnico português até aproveitou a situação para assegurar que não é o preço que garante um lugar no onze. "O Canales vai jogar. Foi quem trabalhou mais tempo com a equipa. Chegou em perfeitas condições. Está a trabalhar bem. Comigo não joga quem tem mais prestígio, quem custou mais dinheiro ou quem chegou a meu pedido. É uma mensagem positiva para o plantel: gosto de todos e confio em todos", disse o técnico português, dando motivação e confiança à equipa! Os alemães Khedira e Özil foram pedidos expressos do treinador luso, mas o mesmo Mourinho afirmou que ainda não havia uma suficiente adaptação por parte dos dois jogadores, tanto idiomática como futebolística. Özil deverá ficar no banco de suplentes, mas Khedira, um box-to-box possante e talentoso, deverá fazer dupla com Xabi Alonso à frente da defesa. Admitindo também que esta dupla não está a fazer tudo o que podia e devia, poderá sempre surgir Lassana Diarra a titular, enviando para o banco o alemão ou o espanhol. Estas dúvidas todas são fruto da chegada de novos jogadores, de um novo treinador e, portanto, de novos métodos e rotinas!

Na minha opinião, o técnico português deverá alinhar em 4x2x3x1 com Casillas na baliza, Marcelo a lateral-esquerdo, este brasileiro é fantástico nas transições ofensivas, já em organização defensiva não é tão forte. Sérgio Ramos e Ricardo Carvalho a centrais, uma dupla que promete muito e que poderá atingir um patamar de qualidade elevadíssimo, e Arbeloa como lateral-direito. À frente da defesa, uma dupla de médios formada por Xabi Alonso e Khedira, aqui reside a minha maior dúvida no onze madrileno, pois o bom funcionamento desta parelha de médios é fundamental num sistema em 4x2x3x1. É necessário que eles joguem quase de olhos fechados ao lado um do outro, algo que é impossível com tão pouco tempo de trabalho, o prisma de pensamento dos dois médios deve ser: quando um sobe no terreno para abrir espaços na equipa adversária o outro deverá ficar mais recuado, equilibrando a equipa e potenciando uma transição ataque-defesa segura! Uma equipa a actuar como um bloco é mesmo isto, muito mais do que atacar e defender unida e coesa, como um bloco, é preciso pensar como tal, pensar primeiro no que a equipa necessita em cada momento do jogo e só depois executar, aqui entra a fadiga mental no futebol e só se existir uma grande motivação e ambição ela será ofuscada! Dí María, Sergio Canales e Cristiano Ronaldo deverão jogar mais à frente no terreno, sendo que a grande referência no ataque será Gonzalo Higuaín, um quarteto espantoso e reactivo, capaz de desmontar uma equipa inteira com uma jogada genial!

16 comentários:

João Miguel Pereira disse...

Estou habituado a ver o Real Madrid como um conjunto de bons jogadores e não uma boa equipa.

Nos últimos anos, o Real não foi campeão, não por causa do Super Barcelona (como muitos dizem), mas sim devido à falta de identidade da equipa madrilena.

Uma andorinha não faz a Primavera, e um conjunto de bons jogadores não faz uma equipa vencedora.

Mourinho, vai mudar isso? Não creio. O treinador português sai-se bem em equipas, não em conjuntos de bons jogadores...

Anónimo disse...

Que grande post T Nogueira, muito bom mesmo. Uma equipa só é na verdade um bloco quando PENSA como tal, sem duvida nenhuma.

Fica bem

Pedro Rodrigues

Tiago Nogueira disse...

Olá João Miguel,

Mas o segredo de Mourinho e de todos os grandes treinadores é mesmo esse, pegar num conjunto de bons jogadores e transformá-lo numa verdadeira equipa. Isso é o fundamental para se atingir o sucesso, tal como ele atingiu!

Caro Pedro, obrigado, nisso estamos realmente de acordo!

Um grande abraço para os dois

Rui Bahute disse...

muito bom post! mas pelos os vistos o maiorca fez uma gracinha! ainda falta muito campeonato , penso que quando a máquina estiver completamente afinada vai haver bom futebol, não digo que vá haver massacres, mas vão aparecer golos com fartura pois o real tem equipa para fazer isso em todos os jogos. Até essa altura se calhar ainda vamos ver mais uns empates ou derrotas! Mas esperemos que não!

Tiago Araújo disse...

Espectacular este post ;D

abraço

http://campeoesfcporto.blogspot.com

La Caldera del Diablo disse...

Hoy La Caldera del Diablo celebra:
- 14 años junto a Independiente, desde la aparición de la revista, en septiembre de 1996.
- 3 años en la web, cuando el 30 de agosto de 2007 comenzaba www.lacalderadeldiablo.blogspot.com
Te invitamos a visitarnos y dejar tu mensaje.
Saludos

Emiliano
La Caldera del Diablo
http://www.lacalderadeldiablo.blogspot.com

Anónimo disse...

Banalidades, retalhos de notícias dos diários desportivos, e uma overdose de pontos de exclamação. Pensar que perdi dois minutos da minha vida a ler isto...

Tiago Nogueira disse...

Caro Anónimo, ao contrário de muitos, tens direito a não gostar do meu artigo como é óbvio. Eu aceito críticas, mas gostaria ainda mais se elas fossem construtivas! Tenta é ser mais educado da próxima vez, apenas se conseguires.

Da próxima vez podes colocar o teu nome que ninguém ficará ofendido!

Um grande abraço

rs disse...

Anónimo a inveja é tão mas tão feia,deixa lá isso,banalidades? nao deves msmo saber o que isso é,da próxima identifica-te ao menos.

abraço

Rui Moreira disse...

Boa Tarde, eu tenho acompanhado os artigos do t nogueira tanto neste blogue como no blogue futebolodesportorei e tenho visto imensa qualidade e uma excelente organização tanto no texto como no próprio blogue. Vires aqui dizer que são banalidades e recortes não me parece que faça grande sentido, mas tu és tu e deves saber muito sobre o futebol, de certeza.

Não estou aqui a defender ninguém, apenas estou a dizer o que penso e acho uma injustiça as tuas palavras, o t nogueira sempre foi apreciado por todos e bastante simpático e educado com todos os visitantes. Deverias ter isso em atenção quando afirmas "Pensar que perdi dois minutos da minha vida a ler isto..."

Rui Moreira

Rui Bahute disse...

o sr.anónimo faça um favor a toda a comunidade e vá ouvir o sr.rui santos que deve ser mais o seu género. . .

Unknown disse...

Inicio que contrasta com o que os adeptos do Real queriam.

Tiago Nogueira disse...

Bem, quanto às afirmações do sr.anónimo penso que já ficou tudo mais que claro, sendo que mesmo assim tenho todo o gosto em deixar o seu comentário no meu blogue.

Miguel, é verdade, os adeptos do Real Madrid queriam muito mais neste primeiro jogo, tanto em termos de resultado como de exibição!

Um grande abraço

redboysonfire@sapo.pt disse...

Saudações Santaclarenses

Teu Ling foi adicionado ao nosso blog

Anónimo disse...

Hola. ya te he agregado en www.zonafichajes.biz, perdona por la tardanza. Saludos desde Euskal Herria y suerte con tu blog.

Tiago Araújo disse...

Pois é, o Real ainda tem muito para dar.

abraço

http://campeoesfcporto.blogspot.com/