Internazionale, um caso sério...


Como já devem ter percebido eu sou um fã de José Mourinho e dos seus métodos de trabalho e de gestão, mas desde logo se nota diferenças no futebol praticado pela sua equipa actual em relação ao futebol que o seu conjunto praticou no ano passado... Muita e melhor posse de bola, um futebol mais organizado, com triangulações e desmarcações constantes e muito desequilibradoras numa zona pressionante, uma versatilidade táctica estupenda, jogando de forma lenta e apoiada quando é preciso e pertinente e jogando de forma rápida e em profundidade nos momentos certos e com a capacidade de explosão necessária! É certo que uma coisa há em comum no futebol praticado por esta e pela equipa do ano anterior, a enorme objectividade, isso já se tem tornado habitual nas equipas do “special one” e ainda bem, mas uma coisa é ser-se objectivo e deixar o domínio e a maior parte da posse de bola para a equipa adversária e outra totalmente diferente é quando essa mesma objectividade pode ser traduzida no domínio do jogo e na muita posse de bola da equipa!

Sneijder, mesmo sem rotinas e sem entrosamento com os seus companheiros, fez um bom jogo, é este o jogador tão pretendido pela equipa técnica e o tal que é necessário para dar criatividade à equipa e uma maior capacidade de abrir espaços nas defesas adversárias, que por exemplo o Inter da época passada não tinha… O holandês é um verdadeiro criativo, capaz de fazer o tão importante último passe no momento certo e de forma brilhante! Na minha opinião, a equipa de Milão possui o melhor lateral-direito do Mundo de seu nome Maicon, este jogador ofensivamente é extraordinário, os seus cruzamentos são fabulosos e a sua técnica é digna de um jogador de extrema classe, para acrescentar ainda tem uma velocidade com bola admirável, este seu desempenho a nível ofensivo é de extrema importância quando se joga num 4x4x2 em losango, dado que este brasileiro com estas suas características consegue dar a tal profundidade e a largura por vezes bem necessária à equipa, a nível defensivo é igualmente disciplinado tacticamente e também muito acima da média e então quando tem Zanetti do seu lado, este flanco direito torna-se quase impenetrável!

Com a saída de Ibrahimovic, jogador pouco evoluído tacticamente, mas dos mais evoluídos a nível técnico que existe no mundo do futebol, o Inter perdeu algumas coisas e ganhou outras, entre as quais uma verdadeira dupla de ataque, Eto’o e Milito entendem-se às mil maravilhas e já garantem golos… É bastante frequente vermos um destes jogadores a recuar um pouco para tentar executar uma tabela um pouco mais atrás no terreno, ou com o médio-ofensivo ou então com um dos interiores, isto diz muito da disciplina táctica e da total entrega ao jogo em prol da equipa, é certo que com a saída da “girafa sueca” o ataque do Inter perdeu alguma técnica e alguma imprevisibilidade, mas ganhou mais capacidade colectiva, maior mobilidade e uma maior eficácia com as entradas do camaronês e do argentino! O guarda-redes milanês é brilhante quanto a mim, muito elástico, com reflexos espantosos, muito rápido a sair dos postes, com uma voz de comando intensa e com um bom toque de bola para GR, para além disso irá ter, quanto a mim, uma dupla de centrais muito forte à sua frente, Chivu e Lúcio, dois homens extremamente seguros, rápidos, muito fortes no desarme e no jogo aéreo, principalmente o brasileiro, e que adoram sair a jogar com a bola bem dominada, anulando a função do médio-defensivo e permitindo-lhe outra mobilidade, certamente numa zona mais ofensiva! Este Inter de Milão tem que ser levado a sério quanto à conquista da Champions League!

8 comentários:

Pedro Silvares disse...

Bom blog, Continua assim

José Ribeiro disse...

Gostei! Apenas alguns reparos...acho que com a saida de Ibrahimovic o Inter nao perdeu imprevisibilidade mas ganhou tem mais soluções do ponto de vista ofensivo o que se torna menos previsivel de adivinhar por parte da defensiva adversaria!
Chivu nao me parece que va ser titular ao lado do Lucio mas sim a lateral esquerdo com Walter Samuel, esse sim, a jogar ao lado do brasileiro, para mim uma dupla a ter em conta este ano!
De resto estou de acordo em praticamente tudo, quanto ao Júlio César digo que para mim neste momento é o melhor do mundo na sua posição.

Tiago Nogueira disse...

José, quanto ao q disse sobre Ibra eu aceito e de certa forma até pode ser visto dessa maneira, mas quanto à dupla de centrais parece-me que será Chivu e Lúcio, com Santon ou mesmo Zanetti na lateral esquerda, seria um desperdício colocar Chivu a lateral na minha opinião!

Abraço (;

rs disse...

Gostei bastante deste post, nota se que aqui há muita sabedoria e acima de tudo muita paixão...venho aqui mais vezes!

Leão da Madeira disse...

muito bom.
têm aparecido por ai uns blogues muito bons este é um deles!

António Aguiar disse...

ja nao vinha ao blog ha algum tempo e dou os parabens! A evoluçao e visivel e a analise tactica das equipas muito mais promenorizada .
Quanto ao inter acho esta aquisiçao do sneijder fecha um ciclo de excelentes contrataçoes, tanto a nivel financeiro para o clube (sobretudo negocio do Ibra) como para a propria equipa em termos de qualidade.
destacam se claramente 3 aquisiçoes, lucio, sneijder e Eto'o. jogadores de grande qualidade para cada sector (Defesa, meio campo e ataque,respectivamente).
Apesar da qualidade do Zlatan,o Mourinho tem ao seu serviço uma dupla muito boa , Eto'o e Milito, o que tras ao ataque do inter uma nova dinamica.
Uma defesa em que a experiencia de javier Zanetti e a experiencia e a qualidade do Lucio, a solidez defensiva esta assegurada!
Como todos sabiam no meio campo faltava um organizador de jogo, o sneijder tem as caractristicas ideais para preencher esse lugar, acabado de chegar, no jogo com o milan ja mostrou um entrusamento muito bom com os companheiros.
Este ano o Mourinho tem a sua disposiçao uma equipa para alcançar voos mais altos, a champions principalmente.
Falta a equipa mais tempo de trabalho, para mim este Inter pode dar mais do que tem dado nestes jogos, espero num futuro proximo ver o Inter a 100%,e a 100% este Inter pode vir a ter a Europa a seus pés!
abraço ;D

Anónimo disse...

Genial fill someone in on and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

Bimbosfera disse...

Deu mais, deu... Deu campeão europeu!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com