Jovens Promessas

Marco Matias, actualmente no Freamunde.

Nome: Marco Matias
Nacionalidade: Portuguesa
Idade: 22 anos (1989-05-10)
Clube: Freamunde (emprestado pelo V.Guimarães)
Posição: Avançado
Altura: 1.77m
Peso: 67kg


Marco Matias iniciou a sua carreira no Barreirense, mas cedo se mudou para o Sporting. Efectuou todo o resto da formação na academia dos leões e, juntamente com Daniel Carriço, André Santos e companhia, formou sempre grandes equipas. O apogeu da sua formação deu-se no seu último ano como Júnior, onde conseguiu apontar 25 golos, sendo bastante importante para a conquista do Campeonato Nacional de Juniores. Como já é normal no Sporting Clube de Portugal, apesar da excelente campanha ao serviço das escolas do clube leonino, Marco Matias não foi aproveitado pelos leões, mas sim cedido no seu primeiro ano de sénior ao Varzim. Devido às poucas oportunidades, o jovem acabaria por não convencer os dirigentes varzinistas e assim, no início da temporada 2009/2010, foi novamente emprestado, mas desta vez ao Fátima. A sua estadia no conjunto fatimense durou apenas até Janeiro, uma vez que seria novamente cedido, desta feita ao Real Massamá. Acabada a temporada e o vínculo que o ligava ao Sporting, os dirigentes do Vitória de Guimarães viram uma oportunidade fantástica para assegurar um jovem bastante promissor a custo zero. Ainda com um longo percurso de adaptação por fazer, o Vitória de Guimarães resolveu ceder este jovem avançado ao Freamunde. Marco Matias foi a pouco e pouco conquistando o seu espaço no Freamunde e mostrou ser uma peça-chave no conjunto nortenho e uma das grandes revelações da Liga Orangina. Com cinco golos apontados no campeonato, o jovem foi o segundo melhor marcador dos capões, sendo apenas superado pelo seu companheiro de equipa e melhor marcador da competição, Bock.

O fraco poder colectivo da sua equipa (11º lugar na Liga Orangina) acabou por "abafar" a qualidade deste futebolista e, por isso, o técnico vimaranense Manuel Machado encarou esta nova temporada ignorando o Marco. Este jovem promissor é um jogador que se adapta a qualquer posição da frente, mas é partindo de fora para dentro que consegue criar mais desequilíbrios nas estruturas defensivas contrárias. Detentor de uma velocidade invejável e de uma garra invulgar neste tipo de jogadores dotados tecnicamente, o jovem tem tudo para vir a conquistar o público do principal escalão português. Ágil e destemido a entrar nos lances, combina a velocidade com boa execução técnica. Sente-se que é um jogador ainda para ser muito trabalhado, mas o seu enorme potencial salta à vista em cada jogo. A sua dinâmica de "bola coladinha ao pé" faz qualquer adepto vibrar, sendo que depois de ele ter a bola bem dominada é extremamente complicado conseguir o desarme sem falta. No futuro, fico então a aguardar pelo Marco no palco principal do futebol português, esperando que ele conquiste o seu merecido espaço com todo o enorme talento que possui.

3 comentários:

Carlos disse...

Grande Tiago, sempre a dar-lhe com qualidade nos artigos.

Forte abraço

T Nogueira disse...

Olá grande Carlos,

Muito obrigado, espero que esteja tudo bem por esses lados.

Um grande abraço

DemiGod disse...

Boas, gostei do blogue, será que podíamos fazer uma troca de links? Eu já adicionei o vosso blogue à minha lista, se vocês
pudessem fazer a mesma coisa ficaria muito agradecido! Cumprimentos! http://futebolefixe.blogspot.com/