Cruzeiro 1 - 2 Estudiantes - Simplicidade de Processos na Libertadores

Tenho que realçar antes de mais nada Gaston Fernandez, é um avançado simplesmente fantástico, aparece muito bem nas costas dos adversários, explorando assim a profundidade com a sua enorme capacidade de explosão e com a sua velocidade associada a um excelente controlo de bola e técnica! Ramires fez um bom 1º tempo, mas uma péssima 2ª parte, enquanto nos primeiros 45minutos esteve muito participativo no processo ofensivo, aparecendo por diversas vezes em posições avançadas para finalizar ou para desequilibrar em passe, nos últimos 45 já não esteve assim, falhou muitos passes, alguns deles inacreditáveis. Preocupou-se demasiado em discutir com o árbitro e com os adversários do que propriamente em ajudar a sua equipa a virar o resultado, demonstrou alguma falta de maturidade e de tranquilidade! Mauro Boselli foi apenas o melhor marcador da competição, tem faro de golo e apesar de não ser tão móvel como Gaston, é no entanto um matador que demonstra uma enorme eficácia, é sem dúvida um avançado de área, mas que também gosta de recuar para desequilibrar a partir de outras zonas…

Os contra-ataques fabulosos do Estudiantes deram imensos problemas ao seu adversário, que na minha opinião não encarou este jogo da melhor forma, tanto a nível psicológico como a nível táctico… Mas quem sou eu para questionar as estratégias de um treinador que levou a sua equipa à final das Libertadores!? Em suma, posso afirmar que para além dos ataques da equipa argentina serem rapidíssimos, ainda por cima possuem avançados dotados de uma qualidade enorme, demonstrando facilidades para praticar esse tipo de jogo! Utilizar uma defesa alta contra um adversário como o Estudiantes? Na minha opinião é uma loucura, deveriam sim ter baixado o bloco e ser mais inteligentes do que o adversário, não caindo na sua “armadilha” e demonstrando mais versatilidade táctica, mesmo assim a defesa do Cruzeiro arriscou e resolveu subir bastante no terreno, o problema é que depois não se soube recompor da melhor forma, deixando assim bastantes espaços nas suas costas que naturalmente foram aproveitados pelos atacantes contrários, uma vez que toda a gente sabe que o Estudiantes gosta de dar o domínio ao seu adversário, limitando-se a explorar os venenosos contra-ataques! Como é óbvio na equipa argentina não há uma cultura de circulação de bola, não há pressing associado a tal, é tudo bastante simples e objectivo, utilizando ataques rápidos ou então bombeando a bola para a frente em busca de Boselli ou então de Gaston Fernandez, mas parece que a “objectividade” associada a uma excelente organização defensiva bastante entrosada e disciplinada tacticamente dá resultados, visto que conseguiram atingir o sucesso!

Magrão é um defesa-esquerdo excelente, com um grande sentido posicional e com uma capacidade de desarme estupenda, demonstrou ser uma peça muito importante do Cruzeiro, tanto a defender como a atacar, dado que é muito difícil vermos este jogador a perder o seu discernimento nos diferentes momentos do jogo. Tenho mesmo que destacar Juan Sebastián Verón, apesar da sua idade, continua a ser um autêntico guerreiro cheio de talento, o jogo passa todo por ele, é sem dúvida um exemplo de um jogador que sabe o que deve fazer nas diversas fases do jogo, sabe posicionar-se de uma forma brilhante, antecipando grande parte das jogadas e tem uma visão de jogo soberba, como é óbvio tem já muita experiência e a sua qualidade no passe é inquestionável, estando associado aos dois golos da sua equipa com um passe muito bom e com um canto brilhante! Basicamente, posso afirmar que ganhou a equipa mais inteligente e a que se preparou melhor a vários níveis no conjunto das 2 mãos!

Sem comentários: