O grupo do Benfica "visto à lupa"

Difícil, mas totalmente possível

Everton, AEK de Atenas e BATE Borisov são os adversários do Benfica no Grupo I da Liga Europa. Um grupo que não irá ser tarefa fácil para a equipa de Jorge Jesus, que ainda assim tem todas as condições para garantir o apuramento.

O Everton é o adversário mais conceituado e o que irá causar mais dificuldades aos encarnados teoricamente, até por ter sido incluído no segundo pote. A equipa inglesa conta com jogadores de inegável qualidade, desde logo o médio brilhante espanhol Mikel Arteta, mas também Tim Cahill, versátil médio-ofensivo australiano, o francês e matador Louis Saha e o brasileiro Jô, vindo esta época do City. No play-off de acesso à fase de grupos a equipa de David Moyes eliminou o Sigma Olomouc, com um resultado conjunto de 5-1.

O pote 3 "ofereceu" ao Benfica uma prenda indesejada, o AEK era uma das equipas mais fortes desse lote de equipas, sobretudo pelas dificuldades inerentes a um jogo no escaldante ambiente de Atenas. Com um português no plantel – Geraldo, que já passou pelo Benfica, tal como o seu colega de equipa Manduca –, a formação de Atenas também manteve o técnico sérvio Bajevic, que habitualmente escala a equipa utilizando um 4x3x3 ou um 4x4x2. Roger Guerreiro, médio-ofensivo polaco, de origem brasileira, e Leonardo, outro criativo brasileiro, que deu nas vistas no Levadiakos, são os principais reforços, aos quais se juntou recentemente o promissor avançado húngaro Németh, emprestado pelo Liverpool. No entanto, grande parte do poder dos gregos passa pelo tridente explosivo e matador da frente, formado pelo argelino Djebbour e pelos argentinos Scocco, jogador com mais assistências para golo na última liga, e Blanco, o melhor marcador da Liga Grega em 2007/08 e 2008/09!

O BATE Borisov é a equipa menos cotada deste Grupo I, mas é bom não esquecer que foi três vezes campeão da Bielorrússia nos últimos quatro anos, e que conta com uma presença na fase de grupos da Liga dos Campeões no último ano, o que permitiu a esta formação ganhar alguma experiência europeia e até conseguiram ter um desempenho razoável, empatando os dois jogos frente à Juventus. Esta equipa possui no seu plantel o médio Krivets, uma das grandes promessas do futebol bielorrusso e também conseguiu recuperar o goleador Rodionov, depois de este ter passado pelo futebol alemão... O BATE eliminou o Litex Lovech no play-off, 4-1 no total da eliminatória!

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Se lesse isto na altura imaginava lá que o Everton ia ser cilindrado, à semelhança de muitos que passaram na Luz no ano passado?
Não... Mas espero que este ano haja mais!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com