O primeiro jogo dos Campeões Nacionais

O novo puzzle de Jesus estará pronto para o primeiro teste na Luz?

Sidnei está de volta à equipa e será o eleito de Jorge Jesus para substituir o compatriota Luisão no encontro de hoje, frente à Académica, na jornada inaugural da Liga Zon Sagres 2010/11. Assim, Sidnei vai ter nova oportunidade de mostrar serviço ao técnico das águias fazendo dupla com David Luiz no eixo defensivo. Aliás, esta será a reedição da dupla que esteve junta em quase todos os jogos da pré-temporada, já que Luisão esteve no Mundial 2010 e iniciou mais tarde a sua preparação. O jovem, de apenas 20 anos, aproveitou a oportunidade e exibiu-se em bom plano nos encontros particulares, dando boas indicações para esta época, onde terá novamente a forte concorrência dos incríveis David Luiz e Luisão.

Jorge Jesus debate-se com várias dúvidas para formar a equipa que sobe hoje ao relvado da Luz e uma das principais incógnitas é saber quem vai desempenhar o lugar de médio-defensivo. O brasileiro Airton efectuou uma pré-época de grande qualidade, vários furos acima do seu companheiro de sector, Javi García, e ganhou o lugar no encontro da Supertaça com os dragões. Porém, o médio que veio do Flamengo e que tem apenas vinte anos desiludiu no jogo de Aveiro e deverá perder a titularidade para Javi García, que está a recuperar aos poucos a forma que o notabilizou na última época, ele foi um dos que mais fez para que o sonho do título se tornasse realidade no ano passado e isto é algo que não deveria ter sido esquecido por Jorge Jesus no primeiro jogo oficial da nova época frente ao FC Porto!

O campeão vai entrar em cena frente a uma equipa em transformação com um treinador diferente e muito exigente, Jorge Costa. Com dúvidas no onze, claro, mas sempre com uma certeza: o título é para revalidar! Jorge Jesus teve de pensar muito esta semana, reflectir em como devolver a confiança e a motivação à equipa, olhar para os esquemas tácticos testados na pré-época e, ainda, imaginar uma equipa sem Luisão, Nicolas Gaitán e Alan Kardec. Tudo bem que o argentino ainda não agarrou a titularidade, mas bem que podia ser solução para um flanco esquerdo que, com Peixoto a lateral e Coentrão à frente esteve longe de render o que devia. Já Luisão e Kardec preocupam mais, dado que um é o patrão da defesa e já está bem rotinado ao lado de um jogador com a classe de David Luiz, o outro é um avançado que está em rápido crescimento e que possui uma qualidade bem acima da média, factor que deveria deixar Jorge Jesus a pensar até que ponto será ou não viável colocar Cardozo na equipa titular!

É também bem provável que o sector mais recuado sofra algumas mudanças, Maxi já tem mais dias de treino com a equipa, tudo indica que Sidnei irá ocupar o lugar de Luisão e fica a dúvida: jogará Coentrão a lateral-esquerdo? Penso que todos os benfiquistas esperam que sim, uma vez que está à vista de todos que o caxineiro se sente como peixe na água naquele lado esquerdo da defesa encarnada! Se assim for, e sem Gaitán, o Benfica pode muito bem entrar em campo num 4x3x3 com Jara, Cardozo e Javier Saviola na frente de ataque, um tridente ofensivo muito poderoso pronto a explodir a qualquer momento!

Logo à noite, às 20h15, espero ver um Benfica com Roberto na baliza, Maxi Pereira, Sidnei, David Luiz e Fábio Coentrão na defesa, Javi Garcia, Carlos Martins e Aimar na zona central e Jara, Oscar Cardozo e Javier Saviola no ataque. Em relação à turma de Jorge Costa eu apostaria em Peiser na baliza, Pedrinho, Orlando, Berger e Addy no sector mais recuado, Nuno Coelho, Diogo Melo e Diogo Gomes no meio-campo e Diogo Valente, Miguel Fidalgo e Sougou na zona mais adiantada do terreno.

2 comentários:

rs disse...

excelente artigo nogueira,eu so espero que o jj hoje meta o coentrao a defesa esquerdo e o martins e o jara a titulares,so assim se consegue dar equilibrio e dinamica à equipa. força benfica,hoje é para golear

abraço

Tiago Nogueira disse...

Obrigado Delantero, mas não esperes um jogo fácil para o teu benfica hoje!

um grande abraço