Excelente jogo de futebol

O Sporting de Braga entrou, de facto, muito bem no jogo de ontem à noite, todos os jogadores demonstraram uma agressividade e uma disponibilidade em prol da equipa enorme com vista a dificultarem o processo ofensivo da equipa forasteira. O aparecimento do golo marcado por Hugo Viana bastante cedo no jogo permitiu ao Braga fazer o tipo de jogo que tanto gosta, defendendo bem e partindo para ataques rápidos de forma ainda melhor, foi também bem visível que esse golo condicionou de certa forma a equipa da Luz, que foi um pouco abaixo no que toca ao aspecto emocional. Hugo Viana, o melhor jogador em campo, tem uma qualidade de passe e uma visão de jogo impressionantes, é ele o grande impulsionador dos ataques rápidos e em profundidade da sua equipa, denotando claras facilidades para colocar a bola em perfeitas condições nos pés dos seus colegas e fá-lo para qualquer zona do terreno!

Foi evidente que a equipa da casa para escapar ao pressing altíssimo do adversário tentou, constantemente, variações de flanco rapidíssimas com o intuito de procurar homens sem marcação e de criar desequilíbrios com mais precisão e segurança. Javier Saviola fez um jogo brilhante, pena não conseguir aguentar os 90 minutos ao mesmo ritmo, mas ao contrário de muitos outros encontros disputados na época actual o seu “parceiro ideal” para realizar triangulações e para desequilibrar em posse esteve bastante abaixo do que lhe é exigido, Pablo Aimar falhou inúmeros passes e não conseguiu entrar verdadeiramente no jogo entre-linhas dos encarnados, não dando o “perfume” já habitual e importante ao jogo da sua equipa, falando neste aspecto é também necessário dar mérito à equipa orientada por Domingos Paciência que ocupou os espaços do seu meio-campo de forma magnífica, contribuindo para isso a grande garra e o grande empenho dos seus jogadores. Este bloco defensivo bem organizado e posicionado tornou grande parte das acelerações dos jogadores encarnados previsíveis e banais!

Foi também possível verificar que nos lances de bola parada a equipa de Jorge Jesus não esteve como tem estado habitualmente. Sinceramente, não consegui entender o objectivo do posicionamento dos jogadores do Benfica nos cantos durante a segunda parte, verificou-se sempre a cobrança para junto do primeiro poste e eu só identificava jogadores bracarenses nessa mesma zona. No primeiro grande teste a nível nacional, o Benfica perdeu, ao passo que para o Braga este era o teste que faltava, se esta equipa continuar a ter esta maturidade e esta personalidade então teremos mais um candidato ao título. Não quero com isto tirar mérito ao que o Sport Lisboa e Benfica tem feito de muito bom até aqui, mas esta era a grande prova para os bracarenses e mesmo enfrentando um adversário muito moralizado, bem organizado e com jogadores capazes de fazerem a diferença o Sporting de Braga esteve impecável. Convém também não esquecer que ainda estamos na 9ª jornada, mas uma coisa é certa, o Braga tem apenas dois pontos perdidos e já ganhou aos três grandes. Para terminar, deixo aqui um agradecimento às duas equipas por terem protagonizado um jogo tão interessante em que o Benfica não jogou nada mal, mas teve pela frente um adversário mais inteligente e mais eficaz!

Sem comentários: