É necessário encarar o Braga de outra forma

Um Braga diferente, mas com a mesma mentalidade vencedora

No início desta nova época, quase todos diziam que os arsenalistas estavam mais fracos do que na época passada tendo em conta as saídas de Hugo Viana, Eduardo e Evaldo. Mas a equipa de Domingos teve paciência para ouvir todas essas críticas e contratou jogadores como Felipe, Elderson, Leandro Salino, Élton, entre outros, jogadores com um grande potencial e capazes de catapultarem qualitativamente a equipa bracarense! António Salvador conseguiu assim dotar a equipa de mais-valias evidentes, mas a grande mais-valia desta equipa é mesmo o seu treinador. A prova de fogo para Domingos é esta temporada, no ano passado ele foi acusado de ter sido eliminado precocemente da Liga Europa pelo Elfsborg e esse foi sempre um fantasma que o assombrou, para não falar de ter sido acusado de estar a colher os frutos do trabalho de Jorge Jesus! Já este ano, ninguém o pode acusar disso, pois ele está a “reconstruir” uma equipa e já eliminou o Celtic da Champions, podendo estar a caminho de um feito histórico caso elimine o Sevilha. De qualquer maneira, se o Braga for eliminado pela equipa espanhola já ninguém lhe tira o mérito a nível internacional, dado que venceu esta equipa por 1-0 em casa e estará automaticamente na Liga Europa caso perca esta eliminatória!

O Braga de Domingos sonha muito alto desde há muito tempo, dado que é, acima de tudo, uma verdadeira equipa bastante entrosada e unida que percebe sempre muito bem todas as diferentes fases de um jogo de futebol. Defende bem para poder atacar melhor! Um onze bracarense que dará pano para mangas durante a época irá ter Felipe na baliza, um guarda-redes espantoso, vai dar muito que falar com certeza, Sílvio ou Miguel García a lateral-direito, um jovem em ascensão e um Miguel já experiente, mas que não passa de um lateral banal. A dupla de centrais será constituída por Rodríguez e Moisés, uma dupla de centrais seguríssima e inteligente. Em Portugal, neste momento, só David Luiz e Luisão estão neste patamar de qualidade! Na lateral esquerda jogará Elderson, um nigeriano bastante interessante que tem na sua rapidez a grande arma para se destacar. No meio-campo Vandinho e Salino têm lugar cativo, são dois jogadores que compreendem na perfeição a ideia de Domingos, recuam, pressionam, circulam e controlam. Nas alas espero que Domingos coloque Alan e Matheus, dois desequilibradores natos, fundamentais na dinâmica bracarense. Alan é fabuloso e é, para mim, o melhor jogador do Braga e um dos melhores da Liga! Na frente de ataque Élton nas costas de Meyong, uma dupla possante e eficaz, com as segundas bolas a serem ganhas quase sempre por eles. Na minha opinião, o que aconteceu na época passada não deve ser visto como uma excepção à regra, o Braga tem vindo a afirmar-se cada vez mais como um grande do futebol nacional!

18 comentários:

rs disse...

O Braga é o Braga,é sempre um candidato para mim,o domingos é um belo treinador e o felipe e o salino são reforços espetaculares.

abraço

Ricardo Costa disse...

O Sp.Braga é um clube que cresceu imenso nos últimos anos. Mas não me parece que esteja, ainda, no ponto máximo. Ou seja: acho que ainda pode crescer, deixar de ser encarado como um 'outsider', porque é isso que representa para a maioria, e assumir-se definitivamente como um 'grande'. Esta época poderá ser fundamental para isso. O Sp.Braga mantém um bom treinador, tem uma boa estrutura que foi desfalcada mas bem reforçada e total estabilidade, algo que atrai adeptos e apoios. Por isso, está a transformar-se num 'grande'. Mas, para mim, ainda não o é...

Tiago Nogueira disse...

Concordo Ricardo, o Sp.Braga ainda pode crescer mais e, como disse, esta época é a grande prova de fogo de Domingos e do próprio Braga no que toca à demonstração de qualidade! Têm total estabilidade, potenciando a evolução da equipa e as vitórias da mesma.

Um grande abraço

sporting_7 disse...

Hola, estoy de acuerdo con el intercambio de enlaces, tu blog es muy bueno.

Saludos

pd estuve una semana de vacaciones en julio en Porto y es una ciudad maravillosa.

Luis

João Miguel Pereira disse...

Excelente análise... Só não posso é concordar quando dizes que só David Luiz e Luisão é que estão ao nível de Rodriguez e Moisés.

Então a dupla Carriço/Polga? Estão um pouco abaixo das suas reais capacidades, por causa do presidente "Betencurto", mas não deixam de ser bons jogadores; e com a confiança em alto são imbativeis.

Não estão bem agora, mas o David Luiz e o Luisão também não, pelo menos é o que demonstra a classificação da Liga ZON/Sagres.

Tiago Nogueira disse...

Fazendo uma análise clara às duplas de centrais, eu penso que as duas melhores da Liga, as duas mais seguras, mais compactas e as que mostraram mais competência até aqui são as do Benfica e do Braga. Não vejo em Polga a qualidade de Luisão e de Moisés nem em Carriço o enorme potencial de David Luiz e de Rodríguez!

E para além disso, acho que Polga nunca mais será titular com Paulo Sérgio!

Um grande abraço

Unknown disse...

Penso que este Ano o Porto se engatar em Vitórias, cuidado ...

Temos aí um Nacional mt motivado tmb ...

Temos campeonato meus Senhorees

Anónimo disse...

ah pois vamos miguel, não tenhas duvidas, os que pensam que o porto já é quase campeão deverão 'acordar' e reparar que ainda falta muito campeonato!

abraço tiago, continua o bom trabalho

António Fonseca disse...

Ainda mal me refiz de um post 5 estrelas, e vejo logo outro!
Não te vou elogiar mais senão ainda te tornas num Mourinho ou Jesus. ;o)

Agora a sério.
Falei há poucas horas com um aguerrido adepto e muito conhecedor do Braga, e é espantoso como tú, que seguramente não acompanhas o clube da forma como ele o faz, partilhas 100% do pensamento.

Eu confesso que ainda estou muito verde para compreender este "novo" Braga, com substanciais alterações.
Se fosse nos três grandes, dois laterais novos, um guarda-redes novo, mais um médio volante e avançado novos no onze principal seriam de certeza motivos para o descalabro total. No Braga, tal parece ser (ainda) absolutamente indiferente. E isto é um estudo de caso!!! (leia-se, Domingos)

Força Braga, amanhã é o dia mais importante da história do clube, e tenho a certeza que os que partilham do espírito que domina este blog estarão todos com o coração a bater por ele.

PS: Eu sei que os benfiquistas que estão a pensar na partilha dos 4 milhões de euros das transmissões vão ter muita dificuldade em apoiar e, embora me custe aceitar isso, até compreendo. Mas, para bem do futuro do futebol português, nem isso deveria ser argumento para ser contra. Ora pensem lá bem.....

Tiago Nogueira disse...

Caro António, é belíssimo para mim ler esta opinião de um homem com 34 anos, muito obrigado!

Domingos já foi um pouco criticado por mim, mas agora dou a mão à palmatória, independentemente do resultado de amanhã. Amanhã seria bom que toda a gente estivesse com a equipa bracarense, dado que ela merece e está a um pequeno passo de fazer história. Seria óptimo para a cidade e para o nosso país!

Um grande abraço

Pâmela Sensato disse...

Ola tudo bem?
Aceito vou adicionar o seu link em meu blog

http://luisfabiano-matador.blogspot.com

Beijoss

Carlos Sena disse...

Olá Tiago
muito bom o seu blog e já estou adicionando o seu link ao parceiros do Futeblog
Abraços

http://futeblogemsena.esquadraointerativo.com.br/

Rui Lança disse...

Já coloquei o link do teu blog no meu

http://coachdocoach.blogspot.com/

Abraço e bons blogues!

rl

antonio boronha disse...

Olá Tiago,

Gostei do que vi.
Há que continuar. Ser mais persistente e regular.
Abraço e continuação

RaMonStones disse...

Hola amigo!
ya estas enlazado en mis blogs de futbol....
un saludo desde Sevilla Stones blog!!

Tiago Nogueira disse...

Olá António,

Muito Obrigado, eu estou a tentar postar com mais regularidade!

Um grande abraço

Jose Ant. Vega disse...

Hola compañero !

Por supuesto que acepto el intercambio de enlaces, Muito Obrigado

João Miguel Pereira disse...

Sobre as duplas de centrais referidas pelo Nogueira , que eu contrapus, só tenho a dizer que o Polga já foi Campeão do Mundo, coisa que os outros 4 (5 se quiserem juntar o Carriço) nunca foram.

Sei que para os "entendidos" (Paulo Sérgio incluido) isso não interessa nada, mas seria interessante explicar ao senhor treinador do Sporting, que ele percebe pouco de futebol, assim como os comentadores que acham que Luisão e David Luiz são melhores que o Polga (não na actualidade, mas no geral, pois actualmente LU e DL são imbativeis).

Peço desculpa se ofendi alguém, mas decerto não era a minha intenção!!!