Intensidade e muita dinâmica

Não existiu um domínio da equipa forasteira como eu previa, apesar de mesmo assim terem vencido o jogo por uma bola a zero, também porque tivemos um Vitória muito disciplinado tacticamente e sempre muito determinado, é claro que o 3x4x3 que muitos falam era um “falso 3x4x3”, facilmente desdobrável num 4x2x3x1 com Moreno a jogar perto de Flávio Meireles, com Desmarets e Andrezinho a laterais ajudando muito no processo ofensivo e com Tiago Targino e Jorge Gonçalves nas alas prontos a explodir como eu bem avisei…

E foi mesmo pelas alas que o Guimarães desequilibrou mais, uma vez que era esse o local com mais espaços de manobra para desequilíbrios e também com mais facilidades para tal, Shaffer e Rúben Amorim tiveram muitas dificuldades, principalmente quando Nuno Assis também caía numa das alas… Nem com Di María na esquerda e Ramires na direita a compensação defensiva era feita de forma assinalável, houve um domínio total do Guimarães nas faixas e a utilização do losango por parte do Benfica não é argumento para justificar tal coisa, uma vez que mesmo utilizando o 4x4x2 em losango, quando a ocupação dos espaços é feita de forma racional e inteligente e quando as permutas posicionais dos interiores com os laterais são bem-feitas não há razões para utilizar a expressão “domínio do adversário” quando se fala acerca das alas. Foi por aqui que o jogo do Benfica se “danificou” um pouco, com os interiores demasiado preocupados em ajudar os laterais no processo defensivo foi normal não se terem soltado tanto a nível ofensivo nem se terem sentido tão tranquilos para tal, aqui está mais um exemplo que uma equipa é um todo e quando a dinâmica é alterada devido a algumas peças desse mesmo todo tudo fica diferente e só com muita experiência e com muito entrosamento é que isso se consegue colmatar!

Nuno Assis, um organizador de jogo digno de um grande, apesar de ter acabado por ser expulso fez um jogo fantástico, triangulações brilhantes, dribles fabulosos, criou espaços de forma inteligentíssima… Eu gosto mesmo de o ver jogar e se a sua qualidade no remate fosse superior tenho a certeza que a esta altura não estaria na Vitória de Guimarães! Realçando agora dois jogadores pela negativa, posso dizer que Luisão e Quim estiveram muito mal durante o jogo, o primeiro esteve sempre muito inseguro e se não fosse o seu parceiro fabuloso as coisas poderiam ter sido negras, nota-se claramente que está um pouco abaixo da sua forma habitual e assim não consegue dar o rendimento necessário, tendo em conta as exigências da equipa como é óbvio, quanto ao segundo, realço a sua insegurança dentro e fora dos postes, será que quem defende penalties passa a ser de imediato um bom guarda-redes!? É claro que não, mas sinceramente é o que parece em alguns momentos, a sua qualidade está uns furos abaixo do que se pretende para o SLB!

Fábio Coentrão, um miúdo em nítida ascensão! Com uma maior tranquilidade a nível disciplinar e com mais oportunidades para se mostrar tudo fica diferente para melhor, tanto para ele como para a sua equipa, tem um pé esquerdo invejável associado a uma velocidade estonteante e a uma capacidade de explosão em curtos espaços do terreno, se não tivesse na luta com Di María seria, sem qualquer dúvida, titularíssimo neste Benfica! Dou os parabéns a Nelo Vingada que apesar de ter perdido o jogo demonstrou versatilidade táctica e deu a tão merecida oportunidade a Jorge Gonçalves que fez um bom jogo, apesar de ainda ter acusado um pouco a pressão, este Guimarães será uma equipa a ter em conta para a luta pelos lugares que dão acesso à Europa e os adversários que se cuidem, dado que os contra-ataques deste Vitória são ricos em objectividade e velocidade que fundamentalmente é o que se exige!

2 comentários:

Bimbosfera disse...

Coentrão "dará" o click no próximo jogo... Estou mesmo a gostar de ler isto de trás para a frente... Do passado para a actualidade e já ter visto o que foi o que aconteceu...
E agora, que Quim já não está no Benfica, mas foi durante a época melhor do que o que aqui é descrito, será que o Roberto valerá os 8,5M? Eu acredito que sim...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Bimbosfera disse...

Ah... E o Vitória perdeu a UEFA na última jornada... com o actual treinador do Sporting... Curioso, mesmo, o que a vida nos traz e nós nem imaginamos... Eheheh!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com