Bom jogo, excelente vitória

Foi muito importante os jogadores terem entrado em campo sabendo da vitória da Dinamarca sobre a Suécia, isso tranquilizou um pouco a Selecção, embora tenha defrontado uma Hungria mais forte do que no primeiro jogo. Nos últimos encontros, era possível observar um Portugal nervoso e ansioso, ontem já não se notou tanto esse medo de errar. O jogo que mais marcou esta fase de apuramento foi o Portugal VS Dinamarca, em que após uma grande exibição, com muitas oportunidades de golo, perdemos por 3-2. Isso fez muita mossa, dado que as críticas aumentaram e Portugal deixou de estar num estado de graça e voltou à calculadora, foram postos em causa os jogadores, falou-se em mudança de treinador... O pessimismo aumentou imenso e a esperança diminuiu, tudo isso criou nervosismo nos jogadores numa fase de transição, com uns a saírem e outros a entrarem, em que era preciso criar uma equipa forte em pouco tempo e com um novo seleccionador, Carlos Queiroz, que se estreou praticamente em competição, ao contrário de Scolari e que demonstrou mais uma vez não ser o que muitos portugueses pensam que ele é, o eterno adjunto!

Ronaldo mostrou espírito de sacrifício e personalidade de campeão, apesar da sua saída precoce do encontro de ontem, ele não se importou de jogar condicionado, correndo o risco de agravar ainda mais a sua lesão, para contribuir e ajudar o seu país, o brilhantismo da selecção parecia ter abalado, até porque o mágico Deco passou totalmente ao lado do jogo. Felizmente, Portugal conseguiu ultrapassar esse problema, com Simão e Pedro Mendes a destacarem-se pela positiva, com o primeiro a brilhar no seu estádio de eleição, marcando dois golos e criando bastantes desequilíbrios não tanto com diagonais, mas sim com movimentos mais verticais, já o segundo juntamente com a sua simplicidade de processos e excelente sentido posicional mostrou ao professor que é uma hipótese para levar muito a sério, até porque com a entrada do Pedro para o onze inicial foi possível encarar melhor a ocupação dos espaços e jogar num "falso losango" com um processo de construção mais organizado partindo de zonas mais recuadas, com Meireles a jogar na sua posição de raiz, admitindo porém que este não fez um grande jogo, e com Simão e Ronaldo (Nani) bem mais junto às alas! Não diria que Pedro Mendes foi uma agradável surpresa, visto que eu já sabia que se tratava de um bom valor e que, num campeonato difícil, trabalhou sempre muito na esperança de voltar a ser chamado à selecção e ontem esteve à altura daquilo que se lhe pedia, muito trabalhador, muito concentrado e foi extremamente importante para manter o equilíbrio desta equipa, que se parte facilmente por ter jogadores muito ofensivos!

Apesar da vitória por três bolas a zero, há várias coisas a melhorar, como por exemplo aprender a abrir equipas que defendem com 11 homens atrás da bola, é também preciso afinar os cruzamentos e agora temos Liedson, que é um fabuloso ponta-de-lança, e Cristiano Ronaldo também aparece bem na área, mesmo a cabecear. O nosso lateral-esquerdo, Duda, é uma adaptação que não me consegue convencer minimamente, é urgente arranjar uma solução, Miguel Veloso ou até mesmo Paulo Ferreira fariam, certamente, muito melhor! Há também que melhorar no último passe, ontem houve demasiados passes errados, e é aí que por vezes se decidem os jogos, além de que as perdas de bola causam maior desgaste porque obrigam a equipa a recuperar defensivamente. A falta de inspiração de Deco foi um dos factores que contribuíram para esse elevado número de passes errados e Portugal precisa ainda de ter maior paciência com a bola, não pode abusar das transições rápidas, resolvendo as jogadas o mais rápido possível, tem de saber controlar o jogo através da posse de bola e “esperar” por aberturas na defesa adversária com uma forte circulação de bola numa zona pressionante! Perante tudo isto, e faltando apenas o jogo com o adversário mais acessível do grupo, estamos muito perto do play-off e, posteriormente, do Mundial na África do Sul, já poucos acreditavam nisto, mas Queiroz e o seu grupo nunca deixaram de acreditar e os frutos dessa crença estão mesmo a chegar!

Sem comentários: