Valeu somente pela vitória

Finalmente posso dizer a palavra "vitória" num artigo sobre o nosso país! Esta noite tivemos um jogo muito intenso, com mais nervosismo por parte de ambas as equipas do que propriamente qualidade e inteligência, notou-se claramente que houve um Portugal menos dominador mas mais controlador e perspicaz, muito também devido ao facto de ter marcado um golo bastante cedo, a nossa selecção teria certamente este mesmo comportamento se tivesse concretizado uma das muitas oportunidades no jogo frente à Dinamarca, mas isso já faz parte do passado…

Com Ronaldo e Liedson na frente, dupla que não se entende na minha opinião, é notório que ambos querem demasiado a bola e também desejam ser eles os pontos de referência, quando assim é não se obtém uma dupla de ataque inteligente e eficaz mas perde-se completamente o potencial de dois jogadores importantíssimos… A Hungria esteve muito abaixo das expectativas, demonstrou que muito do seu jogo passa pela anulação do jogo adversário, criando assim uma ideia de destruição de princípios de jogo importantes e interessantes para o próprio ritmo de jogo, mas cada equipa tem o direito de se apresentar em campo como achar mais conveniente como é óbvio. Tenho também de assinalar que Portugal não fez uma grande exibição, longe disso, mas ao contrário de outros jogos, soube sofrer nas alturas certas e conseguiu concretizar pelo menos uma vez, talvez seja melhor assim do que conseguir dominar totalmente o jogo mas não vencer. A dupla de centrais nacional é espantosa, possuem uma capacidade de antecipação, desarme e impulsão muito acima da média e são os salvadores do nosso guarda-redes Eduardo que francamente não possui qualidade suficiente para ser titular na selecção das Quinas!

Este sistema de jogo demonstra bastantes aspectos positivos e algumas fragilidades como é normal, temos laterais propícios para este “jogar” e um meio-campo trabalhado, perspicaz e evoluído técnica e tacticamente, mas no entanto não temos uma dupla de ataque suficientemente entrosada e eficaz tal como referi em cima, o que se pode tornar crucial para este 4x4x2 em losango, isto são apenas suposições de um português que ficou bastante contente com o resultado, mas pouco confiante com a exibição apagada!

2 comentários:

Leão da Madeira disse...

bela análise, sim senhor!
já o tinha referido, mas aqui vai mais uma vez: este é um dos meus blogs favoritos!

Bimbosfera disse...

Continuo a achar o mesmo de Eduardo, bom rapaz, mas não deveria ser o titular da Selecção... Acho que estou lembrado deste jogo. Creio que fui uns dias à praia, acho que foi aí, nessa altura, que jogaram... Posso estar enganado, mas creio que sim. Foi um fim-de-semana.
Bom, sobre Eduardo, após o Mundial, a opinião mantém-se?

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com