Jovens Promessas

André Carvalhas, actualmente no Fátima.

Nome: André Carvalhas
Nacionalidade: Portuguesa
Idade: 22 anos (1989-03-07)
Clube: Fátima (emprestado pelo Benfica)
Posição: Avançado
Altura: 1.66m
Peso: 63kg


O treinador que mais marcou este jovem avançado foi Bruno Lage. Isso deve-se ao facto de ele ter uma maneira especial de pensar e de agir com os jogadores. André foi um dos três jogadores a apontar um hat-trick na Liga Orangina. Recuando um pouco, devo dizer que este jovem promissor vestiu pela primeira vez a camisola das águias quando tinha 13 anos, após ter brilhado nas equipas do Ginásio Clube de Corroios e do Clube Desportivo Cova da Piedade. O seu pai é um dos seus melhores amigos e foi mesmo o seu progenitor que lhe incutiu o gosto pelo futebol e que o ensinou a dar os primeiros toques na bola. Quem já o viu jogar percebe de imediato que há algo de especial nos seus pés. Embora o direito seja o mais evoluido, André tem também no seu pé esquerdo um ponto forte. Descaído para as alas ou na posição de segundo avançado muito móvel, este jovem jogador facturou por cinco vezes nesta época pelo Fátima. Nas selecções jovens nacionais, André Carvalhas estreou-se em 2004, tendo sido o mais jovem jogador a vestir a camisola das quinas. Mas agora devo mencionar o reverso da medalha, uma vez que a razão pela qual o futebol é composto por vários momentos está bem espelhada neste jogador.

Este jovem era, enquanto Junior, o mais aclamado jogador das camadas jovens do Benfica e por quem os adeptos suspiravam! Assinou pelas águias, finalizou um percurso de nove épocas ligado à formação do Benfica e deu o salto para o futebol profissional para uma experiência indubitavelmente errada em Vila do Conde, onde nunca teve uma verdadeira oportunidade. Agora no Fátima, mas ainda sem o brilho e a exponencial de talento que revelou enquanto jovem, que o fizeram ser o jogador mais internacional da sua geração e cabeça de cartaz do futebol de formação em Portugal, Carvalhas deverá acreditar mais em si e no seu potencial, pois só assim poderá voltar a ter o mesmo rendimento de anos anteriores. O miúdo português é um jogador de características muito difíceis de encontrar, pode jogar como médio criativo, segundo avançado ou nas alas. É veloz, muito intenso no que faz e com excelente qualidade técnica, possui um grande poder de drible, excelente capacidade de recepção e uma perícia com ambos os pés fora do comum. Aos 22 anos não estará, como é óbvio, acabado para o futebol e eu ainda acredito que este jogador vai dar muito que falar.

6 comentários:

Rui Santos disse...

Um excelente jogador. Ja tive oportunidade de o ver a jogar ao vivo e fiquei impressionado com tanta qualidade. Veremos se ele se aguenta quando der o passo para um clube maior.

Abraço

Tiago Nogueira disse...

Olá Rui,

Eu acredito que ele será capaz de se sair bem quando der o salto, não sucumbindo à pressão.

Um grande abraço

MisterQueirós disse...

gostaria de o ver este ano num rio ave, leiria, etc.

Passa pelo meu, obrigado

MisterQueirós disse...

Informo que o blog "Mister Queirós" está aberto a pessoas que queiram colaborar, com informações de contratações, notícias de clubes ou de desporto em geral. Se alguém estiver interessado candidate-se enviando um e-mail, e que tipo de colaboração quer fazer. Obrigado a todos.

Anónimo disse...

Grande André. Vai ser grande!!!

Tiago Nogueira disse...

Boa Noite,

Também acho que sim, veremos até onde ele conseguirá chegar.

Um grande abraço,

TN