Um Sporting vitorioso, mas pouco eficaz

Aspectos a melhorar / Princípios de jogo interessantes de uma equipa em transformação

A equipa leonina bateu sem dificuldades o Nordsjælland da Dinamarca por 1-0, com uma exibição tranquila e dominadora. O resultado acaba mesmo por ser escasso face ao número de oportunidade criadas pelos pupilos de Paulo Sérgio, que parte para o encontro da segunda mão em Alvalade com uma vantagem que muito dificilmente deverá ser anulada pelo adversário. Neste primeiro jogo oficial da equipa leonina, Paulo Sérgio apostou num 4x4x2 clássico, com Rui Patrício, João Pereira, Polga, Carriço e Evaldo na defesa, Vukcevic, Maniche, Pedro Mendes e Djaló no meio-campo, Saleiro e Postiga na frente de ataque. Evaldo e João Pereira são dois excelentes laterais, indiscutíveis no onze de Paulo Sérgio na minha opinião, defendem bem e atacam de forma ainda melhor, o primeiro será, com certeza, o tão esperado lateral-esquerdo da equipa leonina, já o segundo tem muita qualidade, mas terá que melhorar num aspecto quanto a mim, terá que ser menos temperamental porque isso poderá ser prejudicial à sua equipa em alguns jogos, ele joga sempre nos limites da agressividade!

Algo que salta de imediato à vista é a forma como o “novo Sporting” pressiona no meio-campo adversário, este pressing alto é um sinal de mudança e pode ser o começo de algo bastante positivo: os leões voltarem a entrar em campo com o intuito de dominar a partida para assim alcançarem o estatuto de “GRANDE” do futebol português com mérito, algo que na última temporada não o conseguiram fazer. Simon Vukcevic e Yannick Djaló dão uma profundidade importante à equipa e estão nitidamente em boa forma, partindo para cima do adversário sem medo, procurando desde logo desequilíbrios no um para um! O adversário desta noite não foi exigente para a equipa portuguesa, mas mesmo assim tenho que realçar algumas fragilidades da defesa sportinguista, quando o Nordsjælland partia de forma rápida para o contra-ataque eram bem visíveis as dificuldades na transição ataque-defesa leonina! Espero também que daqui a algum tempo a defesa sportinguista esteja bem mais entrosada e organizada, eu notei alguma “desconfiança” naquele sector esta noite!

5 comentários:

rs disse...

Gostei do titulo do post Tiago e do artigo tambem claro,força sporting,rumo à final da liga europa!!!

abraço

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

adicionei seu link em minha pagina.
Aguardo vc fazer o mesmo e aproveito para convidá-lo a seguir o FuteB.R.O.N.C.A.!

Fico no aguardo e parabéns pelo blog!!

Tiago Nogueira disse...

Obrigado, o seu também será adicionado!

um abraço aos dois ;)

Tim disse...

Sporting já dá boas indicações de que fará uma época ao seu nível: 4º lugar.

Tiago Nogueira disse...

Tim, acredito que o Sporting fará uma melhor época em comparação com o ano passado, pelo menos espero que a equipa leonina dê mais luta aos seus adversários!

um abraço