Jovens Promessas

Abdoulaye Ba, actualmente no Sporting da Covilhã.


Nome: Abdoulaye Ba
Nacionalidade: Senegalês
Idade: 1991-01-01 (20 anos)
Clube: Sporting da Covilhã (emprestado pelo FC Porto)
Posição: Defesa-Central
Altura: 1.97m
Peso: 80kg


Abdoulaye Ba, tendo um metro e 97 centímetros, bem que podia ser um belo jogador de basquetebol, mas não, o senegalês escolheu seguir o mundo do futebol e ainda bem que o fez, dado que tem muito talento e uma enorme margem de progressão. Ele está integrado no projecto de formação dos portistas, que arrancou em 2006 e terminará em 2011, projecto esse que tem como nome "611". Na edição actual da Liga Orangina, este central senegalês já leva 4 golos, apenas a quatro do líder Bock que actua no Freamunde. Este promissor defesa-central senegalês que o Futebol Clube do Porto emprestou ao Sporting da Covilhã está a dar já muito que falar e pensa-se numa possível integração do mesmo no plantel principal dos dragões a curto-médio prazo. Abdoulaye denota claras facilidades para se posicionar correctamente dentro do relvado, sendo ele o grande pilar do sector mais recuado da sua equipa. O capitão da selecção de esperanças do Senegal é fortíssimo no jogo aéreo, possui um físico assustador e é, com certeza, um nome para ser rapidamente decorado. Um adversário que aposte em jogar pelas alas e que tente criar desequilíbrios com cruzamentos para a área vê na equipa orientada por João Pinto um adversário muito difícil de bater e isso deve-se, em grande parte, a este jovem jogador, pois com este porte físico é extremamente difícil conseguirem "derrotá-lo" no jogo aéreo.

É necessário também referir que este jovem defesa-central é forte em lances de bola parada, tendo já marcado golos de livre directo e de grande penalidade durante esta época. Sendo que também não é menos verdade que Abdoulaye, sendo fortíssimo no jogo aéreo, dá uma maior segurança nas bolas paradas defensivas e cria desequilíbrios nas bolas paradas ofensivas. A maturidade que este jogador revela em campo é extraordinária, com apenas 20 anos de idade dá uma ideia claramente diferente da maioria dos jovens africanos, demonstrando já uma grande experiência e uma enorme regularidade nas suas exibições. Abdoulaye Ba tem, de facto, muita qualidade, qualidade essa que já foi reconhecida pelos técnicos dos dragões e por todos os espectadores mais atentos do futebol português! Para terminar, devo dizer, em jeito de conselho a André Villas-Boas, que este senegalês talvez mereça uma oportunidade no plantel sénior do FC Porto já na próxima época, pois o que me impressiona nem é tanto o físico, mas sim a sua grande capacidade técnica e táctica, aliada a um espírito digno de um guerreiro nascido para vencer!

3 comentários:

Anónimo disse...

aleluia o teu regresso, continua com força. quanto ao artigo sempre muito bom.

abraço. Vitor

Anónimo disse...

sabe quando o log futebol desporto rei regressa?

bom artigo meu caro.

Tiago Nogueira disse...

Boa Tarde,

Desde já um muito obrigado aos dois.

Em relação à sua questão, o máximo que poderei dizer é que vou tentar acelerar o processo do regresso desse blogue sensacional!

Um grande abraço