Um novo regresso, espero eu

Ramires (Benfica) – Com apenas 22 anos e por vezes titular na selecção brasileira, este miúdo é um médio moderno muito evoluído tecnicamente, no novo sistema táctico do Benfica poderá alinhar em 3 posições, tanto na posição mais recuada do losango como a médio interior. Sabe ocupar muito bem os espaços e irá ser sem dúvida uma mais-valia para esta equipa, dado que é excelente no que toca a compreender as diferentes fases do jogo. Velocidade, excelente posicionamento e técnica são as suas principais armas. Tenta sempre pautar o jogo da sua equipa, quando acha pertinente acelerar assim o faz, tanto em passe como em condução, se por outro lado não tem linhas de passe que lhe sejam favoráveis, desacelera e tenta procurar novas soluções no que toca à construção, sendo assim é de assinalar a sua enorme inteligência. Para além disto não posso deixar de referir que este médio brasileiro adora aparecer em zonas mais avançadas do terreno para assim fazer uso do seu bom remate. Em suma, diria que é um “box-to-box” muito inteligente e cheio de talento!

Saviola (Benfica) – Com 27 anos e com um historial brilhante chega ao Benfica totalmente esquecido e desmotivado, mas com muita vontade de se mostrar novamente. Na minha opinião, era mesmo deste tipo de jogador que o Benfica necessitava para jogar ao lado de um homem como Cardozo, enquanto o paraguaio é um avançado posicional com faro de golo, o argentino é muito mais móvel, veloz e tecnicista! Se Jorge Jesus conseguir conciliar estas deliciosas características de ambos os jogadores eu acredito que será uma dupla de ataque muito boa! Esperemos que o argentino renasça das cinzas para assim mostrar a Portugal e a todo o Mundo o seu verdadeiro valor. Ele tem muita qualidade, desde o seu remate à sua mobilidade, demonstra um talento nato para jogadas de contra-ataque, uma vez que consegue aliar uma velocidade estonteante a uma eficácia tremenda em lances de 1x1!

Álvaro Pereira (Futebol Clube do Porto) – Excelente “roubo” ao rival Benfica, demonstra ter um especial jeito para atacar e até mesmo para marcar golos. No que toca ao processo defensivo não posso dizer muito, dado que não tenho argumentos sustentáveis, mesmo assim posso referir que, para a estatura que possui, é veloz e tem bastante técnica, para acrescentar a isso não posso deixar de dizer que é titularíssimo na selecção uruguaia com apenas 23 anos, portanto as suas qualidades não podem ser assim questionadas! Se Cissokho ficar, o uruguaio terá que se empenhar muito para ter um lugar no 11 dos portistas, dado que o Francês tornou-se indiscutível no lado esquerdo da defesa dos Dragões. Com apenas 21 anos e com muito pouco tempo ao serviço do FCP ficou um jogador muito mais evoluído tacticamente, devido principalmente ao trabalho efectuado pelo professor Jesualdo Ferreira. Esperemos que essa mesma “transformação” ocorra também em Álvaro Pereira!

Matias Fernandez (Sporting) – Dotado de uma técnica soberba, é considerado por muitos um verdadeiro fenómeno, tendo sido considerado o melhor jogador do ano de 2006 na América do Sul, mas tenho que afirmar que ele parou um pouco no tempo aquando da sua passagem pelo Villarreal, onde prometeu muito no início mas no fim acabou por desiludir. É um jogador explosivo, veloz, irreverente, desequilibrador e bastante perigoso em lances de bola parada, movimenta-se muito bem e adora tabelar com os colegas para assim penetrar com mais facilidade nas defesas adversárias. Esperemos que seja este o ano do médio-ofensivo chileno que prometeu sempre muito, mas nunca mostrou o suficiente. Tem tudo para jogar no vértice mais ofensivo do losango dos leões, arrastando assim Moutinho para médio interior, é sem dúvida um reforço sonante com uma qualidade enorme e que muito tem para dar a este grande clube!

Fernando Belluschi (Futebol Clube do Porto) – Este argentino de 25 anos tem uma qualidade de passe enorme, os seus passes longos para explorar a profundidade são simplesmente brilhantes, é dotado de uma excelente técnica, inteligência e rapidez na forma de pensar e executar, o que se torna extremamente importante para um jogador que irá ocupar a posição mais avançada no meio-campo da equipa. Na minha opinião, Belluschi irá ser “treinado” para assumir funções de um jogador que será uma mistura entre um nº8 e um nº10, uma vez que a par de Meireles é também bastante bom a fazer as transições, aparece bem entre-linhas e tem uma meia distância assinalável, demonstrando tal facto com um remate fortíssimo e colocado. Para acrescentar a isto, posso afirmar que para a sua idade possui um excelente carisma e uma excelente postura, mas como é óbvio ainda tem que interpretar melhor algumas fases do jogo e tem que assimilar alguns processos importantíssimos num sistema táctico bastante “complexo” como o do Futebol Clube do Porto, terá também que ser mais participativo no processo defensivo e também demonstrar outra cultura, não podendo, por vezes, ser tão individualista, mas sim tentar jogar mais para e com a equipa!

Radamel Falcão (Futebol Clube do Porto) – É um jovem que luta muito durante todo o jogo, procura o jogo mais atrás no terreno, sempre com tabelas e desmarcações para provocar desequilíbrios, é o tipo de jogador que se procura para substituir o fantástico Lisandro, uma vez que no sistema táctico do FC Porto ter avançados assim é o ideal, dado que estão muito mais preparados para evoluir tacticamente, permitindo as nuances tácticas que Jesualdo tanto privilegia, para além disso é um bom finalizador que aparece bem nos espaços vazios, tanto a marcar com o pé como com a cabeça, visto que também possui bastante qualidade no jogo aéreo. Mas sendo sincero, também tenho que referir que espero uma natural evolução por parte deste jogador, não lhe querendo tirar o enorme valor como é óbvio, mas é certo que terá de demonstrar muita maturidade, visto que é complicado, em termos de exigência, ser-se “o avançado” do FC Porto!

Disse isto há cerca de um ano atrás e hoje podemos comprovar que são jogadores excelentes, uns mais importantes nas suas equipas do que outros, mas, de facto, têm todos muito talento tal como referi! Peço desculpa a todos pela minha longa ausência, mas vou tentar voltar a postar com frequência!

5 comentários:

rs disse...

Espero que este seja um regresso definitivo,fazes falta à blogosfera, continua assim tiago ;)

Futebol disse...

É verdade, o Tiago é um dos melhores na sua especialidade.

Tiago Nogueira disse...

Muito obrigado, vou tentar continuar!

Um grande abraço aos dois

Pascoal Sousa disse...

Belo blogue. A troca de link com o dornomenisco será um prazer. Abraço

Bimbosfera disse...

Belo post... Estava a achar curioso "o regresso" ser com essas palavras, mas no fim tudo se compreende, eheheh!
Esperamos que seja então um regresso efectivo!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com