Ainda o Mundial e as suas estrelas


Diego Forlán (Uruguai) – Este uruguaio de 31 anos foi o melhor jogador do Campeonato do Mundo de 2010 com toda a justiça, não só pelo seu enorme talento, mas também por toda a sua garra e forte vontade de triunfar. Este jogador é extremamente importante para a sua equipa tanto a nível táctico como a nível motivacional, pois é ele o motor de busca da sua selecção, para o processo ofensivo do Uruguai ficar organizado a bola tem que passar por este homem, é ele que dá sempre um toque importantíssimo de brilho e de eficácia na jogada da sua equipa. Após este facto, posso também dizer que a constante movimentação entre-linhas por parte de Forlán é feita de forma brilhante e extremamente desequilibradora, abrindo buracos enormes nas defesas contrárias, isto só é possível quando o jogador em questão é evoluído tacticamente e muito inteligente! Para terminar, digo só que o seu remate é algo invejável e a meu ver ele é um dos melhores do mundo a rematar de longas distâncias!


Thomas Müller (Alemanha) – Um prodígio germânico de 20 anos em completa ascensão, é esta a definição para Thomas Müller. Não é um portento em técnica, como alguns dizem, na minha opinião, mas a sua capacidade irreverente de entender o jogo é algo extraordinário, ele pensa e executa de uma forma incrivelmente rápida e isso no futebol moderno faz toda a diferença! Para além disso, Müller tem 187cm, para um homem que passa a maior parte do tempo encostado à linha não é muito vulgar, dado que a capacidade para explodir, na maioria dos casos, não consegue ser a pretendida, mas ele demonstra que é uma das excepções à regra, lendo muito bem os lances, partindo em velocidade nos momentos correctos e finalizando da melhor forma, não foi à toa que este alemão foi o melhor marcador do Mundial! Ainda espero imenso deste jogador como é óbvio e vou certamente acompanhar o seu futuro com todo o prazer, pois a sua margem de progressão é imensa!

Dou o grande destaque individual a estes dois fabulosos jogadores, uma vez que um foi o melhor jogador da competição para a FIFA e para mim e o outro foi o melhor marcador da mesma! A nível colectivo, Holanda e Espanha merecem todo o destaque porque foram as duas melhores equipas, uma com um PROCESSO OFENSIVO fantástico e a outra (a campeã do Mundo) com um "JOGAR" fantástico, não faço divisões ofensivo/defensivo, pois esta selecção é a única que merece ter o difícil rótulo de EQUIPA! É um encanto para qualquer apreciador de futebol ver a cultura de posse e dinâmica espanhola, portanto e citando o sábio Luís Freitas Lobo, a grande estrela do Mundial que se realizou na África do Sul é a bola. Não pelos efeitos que dizem ganhar, mas pela forma como respeitou o melhor futebol!

14 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Caro T Nogueira, vim retribuir a visita depois do comentário no meu Blog (do Manuel). Vejo que o blog existe desde 2007 mas tem sido muito pouco actualizado.
Estamos aqui para dar uma força. Disponha!

Pedro Jorge Ferreira disse...

Caro T Nogueira, agradecemos o comentário no Negócios do Futebol, e estamos interessados em realizar uma parceria consigo, caso o interesse seja mútuo. Se assim for, pedimos que nos envie um mail para negociosdofutebol@gmail.com, para discutirmos as possibilidades.

Obrigado e cumprimentos.

Tiago Nogueira disse...

Pois, é verdade, eu vou actualizando isto quando posso, o tempo nem sempre é muito! Mas obrigado ;)

rs disse...

Mais um excelente artigo,parabéns

David disse...

Boas. Tb não conhecia mas vou linkar.
A análise é a mesma da maior parte dos comentadores, profissionais e os de sofá.

Eu esperava mais da Espanha. Apesar do número de jogadores do Barça, não é a mesma coisa (pelo menos, do que vi do Barça estes 2 últimos anos).
A Espanha venceu os jogos determinantes por 1 golo, e desde o jogo com Portugal os golos foram em situação irregular ou precedidos por erros de arbitragem.
Deixou-me um amargo de boca!...

Tiago Nogueira disse...

Olá Atreides,

É um facto que a Espanha foi um justo vencedor, apesar de não ter encantado nos relvados como estávamos habituados!

Mas o que eu quero dizer é que a forma de jogar da Espanha mantém-se sempre fiel em todos os jogos, seja quem for o adversário e isso é realmente muito difícil de se fazer, a cultura de posse e dinâmica espanhola é encantadora.

É certo que pecaram um pouco na finalização, mas também é necessário realçar que os cuidados defensivos foram maiores, facto que não permitiu um jogo tão fluido e ofensivo, afinal estávamos num Mundial em jogos a eliminar, é totalmente compreensível!

Foi uma verdadeira EQUIPA e alcançou o merecido sucesso!

Tiago Araújo disse...

Olá;
é pela primeira vez que venho aqui a este blog, e vejo que já existe desde 2007, é como o meu que já existe desde Janeiro de 2007, e só soube agora da existência deste grandioso blog.
Se quiser passar no meu;

http://campeoesfcporto.blogspot.com/

Ricardo Costa disse...

T Nogueira,

Já coloquei o blogue na barra lateral do 'Futebolês'.

Um abraço :)

Bimbosfera disse...

Bem, por fim, depois da minha viagem no tempo aqui no blog, reafirmo que está linkado.
Que continuem os bons posts.
Sempre que puder farei uma visita!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Pedro Silva disse...

Caro Tiago Nogueira, este seu espaço é excelente!!! Tentarei visita-lo com regularidade e se possível comentarei.

Já foi linkado ao Mística tal como me pediu.

Um abraço.

Mário Cagica Oliveira disse...

Boas, caro T Nogueira!

O teu link já foi adicionado. Depois agradeço a retribuição.

Cumprimentos e boa sorte com o projecto.

(http://conspiracoesetal.blogspot.com/)

Esquemas Táticos disse...

Olá. Vamos trocar links sim. Seu link já está no meu blog. Abraços.

Duarte Cruz disse...

Olá.

Sim, pode haver troca de links.

FORÇA ENORMÍSSIMO VARZIM !!!


Cumprimentos !

DC disse...

o link foi adicionado
espero que façam o msm
obrigado

http://dcfutebolclube.blogspot.com/