A Mestria de Jesualdo e uma Equipa Adulta

Manchester United 2-2 FC Porto
[07-04-2009]

Houve um apagão em Manchester. Hulk esteve muito fraco relativamente ao que pode e deve fazer. É verdade que foi sempre muito marcado pelos defesas contrários, mas na realidade passou mais tempo no relvado a pedir a falta sem razões para tal do que propriamente a jogar e a desequilibrar! Old Trafford gritou e o incrível Hulk abalou.

Excelente Fernando… Cobriu todo o espaço defensivo que lhe estava atribuído e ajudou bastante os laterais a anularem os médios-ala do Manchester. No início das transições defesa-ataque também é notório que já mostra outra personalidade, tanto no capítulo do posicionamento como na qualidade do primeiro passe. Quando este jogador chegou ao Porto, com a bola nos pés era muito mais fraco em relação ao que mostra actualmente. Cissokho melhorou significativamente desde que chegou às mãos de Jesualdo, tanto a atacar como a defender, já não vemos um Cissokho infantil e precipitado, vemos antes um jogador muito seguro a defender e a arriscar avançar pelo flanco só nos momentos certos com bastante qualidade. O FC Porto é um autêntico bloco, sempre muito seguro e agora muito motivado!

Fletcher jogou muito mal esta noite, quase que não se deu por ele, houve momentos que apagou totalmente e notou-se claramente esse apagão no rendimento do meio-campo e por conseguinte da própria equipa! Quando Ferguson mudou o seu sistema táctico e o colocou na direita, passando Ronaldo para o meio, o United melhorou um pouco, uma vez que mesmo com Fletcher a render muito pouco, não era tão fulcral na ala como teria que ser no meio! Mesmo concordando com Ferguson nesta mudança de sistema a meio da 1ª parte, não posso deixar de dizer que quando retirou Scholes aos 72 minutos e fez entrar Tevez a sua leitura do jogo até ali não foi a melhor, dado que colocou novamente Fletcher no meio e o que deveria ter feito era retirá-lo a ele do jogo e não ao Paul Scholes!

A defesa do United permitiu muitos espaços ao ataque portista e cometeu vários erros, alguns até demasiado infantis, preocupou-se demasiado com Hulk e deixou bastante à vontade Rodríguez e Lisandro, o que acabou por lhes custar caro, mas também não posso deixar de referir que quanto à marcação ao brasileiro eles merecem os meus parabéns. No ataque desta equipa, dou todo o mérito a Wayne Rooney, foi ele que foi sempre à luta com os defesas portistas e era também ele que muitas vezes aparecia nas alas para baralhar as marcações e dar seguimento a cruzamentos venenosos, visto que com Cristiano Ronaldo na área esses lances são sempre sinal de perigo iminente!

Raúl Meireles esteve instrumental hoje, tal como é habitual, mantendo sempre o seu equilíbrio defensivo ajudando e muito a cobrir as laterais quando necessário e no processo ofensivo, com o seu sentido posicional e com a sua fantástica qualidade de passe faz sem dúvida a diferença no que toca a baralhar o processo defensivo do adversário, uma vez que tem a capacidade de mudar rapidamente a intensidade do jogo, tanto em condução como em passe!

Por fim não posso esquecer o Professor Jesualdo, não só pelo que ele evoluiu individualmente cada jogador que chegou às suas mãos, mas também porque este FC Porto, tacticamente, está quase perfeito. Está a ser um trabalho fenomenal deste homem que no início era criticado por quase todos, inclusive por mim!

Sem comentários: