Internazionale, um caso sério...


Como já devem ter percebido eu sou um fã de José Mourinho e dos seus métodos de trabalho e de gestão, mas desde logo se nota diferenças no futebol praticado pela sua equipa actual em relação ao futebol que o seu conjunto praticou no ano passado... Muita e melhor posse de bola, um futebol mais organizado, com triangulações e desmarcações constantes e muito desequilibradoras numa zona pressionante, uma versatilidade táctica estupenda, jogando de forma lenta e apoiada quando é preciso e pertinente e jogando de forma rápida e em profundidade nos momentos certos e com a capacidade de explosão necessária! É certo que uma coisa há em comum no futebol praticado por esta e pela equipa do ano anterior, a enorme objectividade, isso já se tem tornado habitual nas equipas do “special one” e ainda bem, mas uma coisa é ser-se objectivo e deixar o domínio e a maior parte da posse de bola para a equipa adversária e outra totalmente diferente é quando essa mesma objectividade pode ser traduzida no domínio do jogo e na muita posse de bola da equipa!

Sneijder, mesmo sem rotinas e sem entrosamento com os seus companheiros, fez um bom jogo, é este o jogador tão pretendido pela equipa técnica e o tal que é necessário para dar criatividade à equipa e uma maior capacidade de abrir espaços nas defesas adversárias, que por exemplo o Inter da época passada não tinha… O holandês é um verdadeiro criativo, capaz de fazer o tão importante último passe no momento certo e de forma brilhante! Na minha opinião, a equipa de Milão possui o melhor lateral-direito do Mundo de seu nome Maicon, este jogador ofensivamente é extraordinário, os seus cruzamentos são fabulosos e a sua técnica é digna de um jogador de extrema classe, para acrescentar ainda tem uma velocidade com bola admirável, este seu desempenho a nível ofensivo é de extrema importância quando se joga num 4x4x2 em losango, dado que este brasileiro com estas suas características consegue dar a tal profundidade e a largura por vezes bem necessária à equipa, a nível defensivo é igualmente disciplinado tacticamente e também muito acima da média e então quando tem Zanetti do seu lado, este flanco direito torna-se quase impenetrável!

Com a saída de Ibrahimovic, jogador pouco evoluído tacticamente, mas dos mais evoluídos a nível técnico que existe no mundo do futebol, o Inter perdeu algumas coisas e ganhou outras, entre as quais uma verdadeira dupla de ataque, Eto’o e Milito entendem-se às mil maravilhas e já garantem golos… É bastante frequente vermos um destes jogadores a recuar um pouco para tentar executar uma tabela um pouco mais atrás no terreno, ou com o médio-ofensivo ou então com um dos interiores, isto diz muito da disciplina táctica e da total entrega ao jogo em prol da equipa, é certo que com a saída da “girafa sueca” o ataque do Inter perdeu alguma técnica e alguma imprevisibilidade, mas ganhou mais capacidade colectiva, maior mobilidade e uma maior eficácia com as entradas do camaronês e do argentino! O guarda-redes milanês é brilhante quanto a mim, muito elástico, com reflexos espantosos, muito rápido a sair dos postes, com uma voz de comando intensa e com um bom toque de bola para GR, para além disso irá ter, quanto a mim, uma dupla de centrais muito forte à sua frente, Chivu e Lúcio, dois homens extremamente seguros, rápidos, muito fortes no desarme e no jogo aéreo, principalmente o brasileiro, e que adoram sair a jogar com a bola bem dominada, anulando a função do médio-defensivo e permitindo-lhe outra mobilidade, certamente numa zona mais ofensiva! Este Inter de Milão tem que ser levado a sério quanto à conquista da Champions League!

O grupo do Benfica "visto à lupa"

Difícil, mas totalmente possível

Everton, AEK de Atenas e BATE Borisov são os adversários do Benfica no Grupo I da Liga Europa. Um grupo que não irá ser tarefa fácil para a equipa de Jorge Jesus, que ainda assim tem todas as condições para garantir o apuramento.

O Everton é o adversário mais conceituado e o que irá causar mais dificuldades aos encarnados teoricamente, até por ter sido incluído no segundo pote. A equipa inglesa conta com jogadores de inegável qualidade, desde logo o médio brilhante espanhol Mikel Arteta, mas também Tim Cahill, versátil médio-ofensivo australiano, o francês e matador Louis Saha e o brasileiro Jô, vindo esta época do City. No play-off de acesso à fase de grupos a equipa de David Moyes eliminou o Sigma Olomouc, com um resultado conjunto de 5-1.

O pote 3 "ofereceu" ao Benfica uma prenda indesejada, o AEK era uma das equipas mais fortes desse lote de equipas, sobretudo pelas dificuldades inerentes a um jogo no escaldante ambiente de Atenas. Com um português no plantel – Geraldo, que já passou pelo Benfica, tal como o seu colega de equipa Manduca –, a formação de Atenas também manteve o técnico sérvio Bajevic, que habitualmente escala a equipa utilizando um 4x3x3 ou um 4x4x2. Roger Guerreiro, médio-ofensivo polaco, de origem brasileira, e Leonardo, outro criativo brasileiro, que deu nas vistas no Levadiakos, são os principais reforços, aos quais se juntou recentemente o promissor avançado húngaro Németh, emprestado pelo Liverpool. No entanto, grande parte do poder dos gregos passa pelo tridente explosivo e matador da frente, formado pelo argelino Djebbour e pelos argentinos Scocco, jogador com mais assistências para golo na última liga, e Blanco, o melhor marcador da Liga Grega em 2007/08 e 2008/09!

O BATE Borisov é a equipa menos cotada deste Grupo I, mas é bom não esquecer que foi três vezes campeão da Bielorrússia nos últimos quatro anos, e que conta com uma presença na fase de grupos da Liga dos Campeões no último ano, o que permitiu a esta formação ganhar alguma experiência europeia e até conseguiram ter um desempenho razoável, empatando os dois jogos frente à Juventus. Esta equipa possui no seu plantel o médio Krivets, uma das grandes promessas do futebol bielorrusso e também conseguiu recuperar o goleador Rodionov, depois de este ter passado pelo futebol alemão... O BATE eliminou o Litex Lovech no play-off, 4-1 no total da eliminatória!

Um Porto diferente e um Nacional demasiado estático

Penso que ninguém esperava uma vitória do Porto por 3-0 frente ao Nacional, mas também é certo que o que se passou aos 66 minutos foi lamentável e contribuiu para o resultado final…

Passando ao jogo, tenho que realçar o aumento da qualidade no “jogar” do Futebol Clube do Porto em relação ao jogo de Paços de Ferreira, existiu uma maior dinâmica e uma outra intensidade no jogo da equipa portista, com Belluschi mais solto no apoio à linha da frente, que apesar de por vezes demorar demasiado tempo a executar, demonstrou a sua enorme qualidade no passe e a sua criatividade, existiu de facto outra imaginação no jogo da equipa portista e com Mariano e Varela bastante activos, sempre partindo para o 1x1, criando desequilíbrios e dando profundidade ao jogo da equipa, muitas vezes fazendo sempre um movimento que Jesualdo pretende: indo à linha e fazendo um passe rasteiro para a entrada da grande área, surpreendendo assim a defesa adversária que tinha uma estatura muito superior com a entrada veloz de Belluschi ou então com a rapidez dos movimentos de Falcão… Este número 9 é um “homem de área” que adora aparecer no espaço vazio e que demonstra facilidades para tal, dado que é bastante móvel e possui inteligência nos seus movimentos, tenho também que dizer que apesar de ele ser um guerreiro é um pouco fraco fisicamente e em lances onde o forte contacto físico era inevitável para lutar com os defesas madeirenses ele perdeu quase sempre a bola, demonstrando alguma fragilidade nesse capitulo!

Eu realcei a qualidade do jogo do Porto, mas também tenho que acrescentar que a forma de jogar do Nacional é completamente diferente da do Paços de Ferreira, o Nacional gosta de dar o domínio do jogo ao adversário, uma vez que uma coisa é dominar e outra totalmente diferente é controlar… Os madeirenses, por norma, surpreendem os adversários em lances de bola parada ou então em ataques rapidíssimos, usufruindo da enorme velocidade dos seus homens da frente! Rúben Micael é um autêntico condutor de jogo de enorme qualidade, faz transições recheadas de qualidade e sabe quando é o momento certo para prosseguir com a bola dominada ou então para fazer o passe de ruptura, admito que em determinados momentos parece que o 14 madeirense não está a jogar, passando assim ao lado do jogo, mas há jogadores que, mesmo não sendo obcecados pela posse da bola, sabem o que fazer ao esférico nos momentos certos, lembram-se por exemplo de Lucho!?

Leandro Salino, um médio brasileiro de 24 anos, foi um jogador que me chamou a atenção, não só por ser muito perspicaz a nível táctico, ajudando muito Patacas a fechar, dando-lhe também mais segurança para subir bastante pelo flanco direito, mas também porque é muito evoluído tecnicamente, conduz a bola sempre bem colada ao pé, recebe quase sempre de forma perfeita e consegue libertá-la com muito engenho, é um médio bastante completo e certamente um jogador para ser acompanhado de perto durante toda a época! Para terminar, vou falar sobre Raúl Meireles, o melhor médio a realizar transições no futebol português… Este jogador ainda não está no auge da sua forma, nem perto disso, mas mesmo assim as suas qualidades são admiráveis e mesmo sendo evidente algum desgaste no português, Jesualdo Ferreira não o consegue colocar de início no banco de suplentes, visto que ele consegue desequilibrar em passe e em condução com facilidade e, fundamentalmente, consegue dar um equilíbrio notável e essencial à equipa nas diferentes fases do encontro!

Intensidade e muita dinâmica

Não existiu um domínio da equipa forasteira como eu previa, apesar de mesmo assim terem vencido o jogo por uma bola a zero, também porque tivemos um Vitória muito disciplinado tacticamente e sempre muito determinado, é claro que o 3x4x3 que muitos falam era um “falso 3x4x3”, facilmente desdobrável num 4x2x3x1 com Moreno a jogar perto de Flávio Meireles, com Desmarets e Andrezinho a laterais ajudando muito no processo ofensivo e com Tiago Targino e Jorge Gonçalves nas alas prontos a explodir como eu bem avisei…

E foi mesmo pelas alas que o Guimarães desequilibrou mais, uma vez que era esse o local com mais espaços de manobra para desequilíbrios e também com mais facilidades para tal, Shaffer e Rúben Amorim tiveram muitas dificuldades, principalmente quando Nuno Assis também caía numa das alas… Nem com Di María na esquerda e Ramires na direita a compensação defensiva era feita de forma assinalável, houve um domínio total do Guimarães nas faixas e a utilização do losango por parte do Benfica não é argumento para justificar tal coisa, uma vez que mesmo utilizando o 4x4x2 em losango, quando a ocupação dos espaços é feita de forma racional e inteligente e quando as permutas posicionais dos interiores com os laterais são bem-feitas não há razões para utilizar a expressão “domínio do adversário” quando se fala acerca das alas. Foi por aqui que o jogo do Benfica se “danificou” um pouco, com os interiores demasiado preocupados em ajudar os laterais no processo defensivo foi normal não se terem soltado tanto a nível ofensivo nem se terem sentido tão tranquilos para tal, aqui está mais um exemplo que uma equipa é um todo e quando a dinâmica é alterada devido a algumas peças desse mesmo todo tudo fica diferente e só com muita experiência e com muito entrosamento é que isso se consegue colmatar!

Nuno Assis, um organizador de jogo digno de um grande, apesar de ter acabado por ser expulso fez um jogo fantástico, triangulações brilhantes, dribles fabulosos, criou espaços de forma inteligentíssima… Eu gosto mesmo de o ver jogar e se a sua qualidade no remate fosse superior tenho a certeza que a esta altura não estaria na Vitória de Guimarães! Realçando agora dois jogadores pela negativa, posso dizer que Luisão e Quim estiveram muito mal durante o jogo, o primeiro esteve sempre muito inseguro e se não fosse o seu parceiro fabuloso as coisas poderiam ter sido negras, nota-se claramente que está um pouco abaixo da sua forma habitual e assim não consegue dar o rendimento necessário, tendo em conta as exigências da equipa como é óbvio, quanto ao segundo, realço a sua insegurança dentro e fora dos postes, será que quem defende penalties passa a ser de imediato um bom guarda-redes!? É claro que não, mas sinceramente é o que parece em alguns momentos, a sua qualidade está uns furos abaixo do que se pretende para o SLB!

Fábio Coentrão, um miúdo em nítida ascensão! Com uma maior tranquilidade a nível disciplinar e com mais oportunidades para se mostrar tudo fica diferente para melhor, tanto para ele como para a sua equipa, tem um pé esquerdo invejável associado a uma velocidade estonteante e a uma capacidade de explosão em curtos espaços do terreno, se não tivesse na luta com Di María seria, sem qualquer dúvida, titularíssimo neste Benfica! Dou os parabéns a Nelo Vingada que apesar de ter perdido o jogo demonstrou versatilidade táctica e deu a tão merecida oportunidade a Jorge Gonçalves que fez um bom jogo, apesar de ainda ter acusado um pouco a pressão, este Guimarães será uma equipa a ter em conta para a luta pelos lugares que dão acesso à Europa e os adversários que se cuidem, dado que os contra-ataques deste Vitória são ricos em objectividade e velocidade que fundamentalmente é o que se exige!

Jovens Promessas

Jack Wilshere, actualmente no Arsenal.

Nome: Jack Wilshere
Nacionalidade: Inglaterra
Idade: 17 anos (1992-01-01)
Clube: Arsenal
Posição: Médio-Ofensivo
Altura: 1.70m
Peso: 65 kg

Jack Wilshere é natural de Inglaterra, ele é tido como uma das, senão a mais próspera promessa da equipa de Arsène Wenger. Canhoto, com 170cm é uma promessa capaz de fazer maravilhas em qualquer estádio, mostrando que apesar da sua idade não acusa a pressão dentro da maravilhosa Premier League, para além disso a sua versatilidade e a sua criatividade também são dois dados adquiridos!

Em Janeiro de 2008 assinou um novo contrato com o Arsenal, mas ainda não foi um contrato profissional, apesar de não demorar muito com certeza! Nesta altura também foi convocado pela primeira vez para representar os Sub-17 de Inglaterra. Jack Wilshere fez a sua estreia na Premier League no dia 13 de Setembro de 2008, substituindo Robin Van Persie aos 39 minutos do segundo tempo, na vitória por 4-0 sobre o Blackburn Rovers. Tornou-se o mais jovem estreante do Arsenal na liga, aos 16 anos e 256 dias de idade, recorde anteriormente detido por Gerry Ward.

Quanto a uma suposta comparação com o ídolo do clube e ex-jogador Dennis Bergkamp, Wenger foi enfático: “Acho que Wilshere vai acabar a jogar na mesma posição que Bergkamp exercia no meio-campo. Ele tem uma grande qualidade para penetrar na defesa adversária!”... Encontro também neste inglês algumas semelhanças com o galês Ryan Giggs, é igualmente rápido a pensar e a executar, pode jogar em várias zonas do terreno e é muito fino a jogar, dotado de uma técnica acima da média, sempre com bastante imaginação no seu jogo, mostrando também a sua enorme capacidade de explosão. Não tenho dúvidas que este miúdo está no clube certo, com o treinador certo, para evoluir de forma significativa!

A determinação e a motivação no TOPO

Esta noite tivemos um Sport Lisboa e Benfica recheado de dinâmica e talento, exibindo-se da melhor forma com uma vitória folgada, nota-se claramente que os índices de motivação e determinação naquele balneário estão altíssimos e quanto a isso basta dar mérito a JJ!

Com Aimar e Javi García a exibirem-se de uma forma estupenda, tudo fica mais fácil para os processos do Benfica, existindo assim uma ocupação dos espaços perfeita de forma racional e uma procura dos mesmos de forma bastante inteligente e criativa, Javi gosta de utilizar o seu porte físico para se impor perante os adversários, acrescentando o seu excelente posicionamento a essa mesma “agressividade positiva” estamos perante um médio-defensivo que será naturalmente indiscutível nesta equipa, quanto ao argentino já disse muitas coisas (positivas e negativas), mas neste momento só posso mesmo elogiá-lo, dado que com movimentações excelentes tanto em diagonais para o meio como para uma das alas mostrou ser sem dúvida um desequilibrador, depois desses mesmos movimentos ou tentava fazer uma triangulação ou então um passe de ruptura como só ele sabe!

Ramires entrou muito bem no jogo, deu mais segurança defensiva em relação à que Fábio Coentrão estava a dar, uma vez que “renovou” o pressing alto da equipa, ocupando sempre muito bem os espaços, ajudando assim a equipa a defender com a segurança e disciplina necessárias para desde logo preparar o processo ofensivo da melhor maneira possível (um dos princípios tácticos que Jorge Jesus quer e que “a zona” assim exige!), para além disso também é notória a capacidade de explosão associada à técnica que está presente neste jovem brasileiro. Tenho também que deixar aqui uma palavra de qualidade para Weldon, um avançado que salta do banco e que consegue marcar pela segunda vez consecutiva em jogos oficiais é, sem dúvida alguma, mais um exemplo da enorme motivação e ambição que estão presentes dentro da equipa dirigida por Jesus…

Os ucranianos do Vorskla Poltava não foram uma equipa difícil de anular a nível ofensivo, bem pelo contrário, visto que não possuem grandes soluções para atacar de forma apoiada, a única solução era atacarem de forma rápida aproveitando desorganizações defensivas adversárias, mas aí entra o mérito do Benfica a nível defensivo no jogo desta noite! Foi notório que os ucranianos não têm jogadores evoluídos a nível técnico, mas a nível táctico mostraram alguns pormenores interessantes que no entanto não foram suficientes, tal como o resultado assim evidencia…

Falando agora do tal mérito defensivo do SLB, tenho que falar de David Luiz como é óbvio, se jogar onde gosta e onde sabe o seu rendimento sobe imenso, apesar de por vezes demonstrar ser um jogador muito temperamental o seu talento está sempre lá e quando é bem aproveitado todos ficam a ganhar, ele é um central muito evoluído tacticamente, possui um jeito peculiar para se antecipar aos adversários e no que toca a sair com a bola dominada é realmente fantástico, ao nível dele em Portugal só mesmo Bruno Alves, qualidade de passe e visão de jogo tremenda para um jogador com as suas funções, para equipas como o Benfica onde o ataque organizado é o pretendido este tipo de centrais são muito importantes para ajudarem logo na rápida e importante circulação de bola! Para terminar, deixo só um breve comentário sobre Cardozo: Para mim é um dos melhores finalizadores existentes no futebol Europeu, o que dizer sobre aquele pé esquerdo brilhante!?

Perdeu uma Taça, mas "ganhou uma equipa"

Este foi um dos melhores jogos do Inter desde que Mourinho chegou a Milão, foi uma equipa que demonstrou um sistema de jogo baseado em princípios tácticos muito objectivos, inteligentes e criativos, mas ao contrário do habitual, os jogadores deste conjunto estiveram pouco eficazes!

O passe longo para aproveitar a enorme velocidade e capacidade técnica dos dois avançados foi feito quase sempre de forma perfeita, havendo também muito treino para este tipo de situações durante o jogo como é bem visível, é notório que José Mourinho privilegia este princípio táctico, dado que tanto neste Inter como nas suas anteriores equipas ele queria este “pormenor” bem presente, dando uma maior objectividade ao jogo dos seus conjuntos, mas também corre sempre o risco de cair numa maré de previsibilidade quando este mesmo movimento é utilizado por diversas vezes!

Lúcio estreou-se da melhor forma em competições oficiais, esteve sempre muito seguro no desarme e sublime no posicionamento, transmitindo sempre grande segurança para todos os seus companheiros, no capítulo do processo ofensivo foi simplesmente brilhante, saiu sempre muito bem com a bola dominada pela zona central, fazendo o passe quase sempre em excelentes condições para quem o recebeu, para além disso, dá também a este Inter uma nova e muito boa solução para os lances de bola parada, uma vez que é fortíssimo no jogo aéreo… Este brasileiro será indiscutível no centro da defesa, só falta mesmo saber quem será o seu companheiro!

Thiago Motta, mesmo com uma exibição discreta, ajudou bastante a fechar o flanco direito, dando assim uma maior segurança a Maicon para subir pelo seu flanco como ele tanto gosta… Motta dá uma disciplina táctica importante a esta equipa nas diferentes fases do encontro! Os dois jogadores da dupla de ataque deste Inter parece que já jogam juntos há largos anos e na realidade nem há um mês, só mesmo com uma capacidade de adaptação enorme e com um potencial soberbo é que isto se torna possível! Eto’o e Diego Milito são dois avançados bastante móveis, com um sentido posicional incrível que aparecem sempre no sítio certo e que por norma não desperdiçam oportunidades flagrantes de golo… Infelizmente, hoje estiveram muito perdulários na hora da finalização, mas todo o trabalho que realizaram, tanto no início do pressing alto da equipa como nas movimentações explosivas em profundidade, foi de facto notável… Esta irá ser uma dupla de ataque que dará muito que falar tanto em Itália como em toda a Europa, isso eu posso garantir!

Para terminar, vou só dar a minha opinião quanto a um erro táctico de JM: Como é óbvio, José Mourinho só tinha mesmo que arriscar a perder por 2-0 e foi o que fez… Jogando num 4x2x4 muito ofensivo, quando a sua equipa possuía a bola existiam muitos jogadores seus na área e nas faixas laterais, mas onde havia realmente espaço (numa segunda linha ofensiva, local para os médios aparecerem a desequilibrar) Mourinho não colocou ninguém, ou melhor, retirou Stankovic e Muntari, deixando em campo Vieira e Cambiasso que são nitidamente médios com características bastante mais defensivas. Tudo bem que se tornaria ainda mais arriscado deixar em campo Stankovic e/ou Muntari, mas não teria sido a melhor coisa a fazer!? Porque como toda a gente viu, a Lázio depois de sofrer o golo não se preocupou mais em atacar, defendia com todos os homens atrás da linha da bola… Mas é claro que isto é apenas um pormenor, nada de muito relevante em relação ao enorme desperdício que hoje houve em Pequim!

Real Madrid, uma equipa complexa


O clube da capital espanhola continua a movimentar-se no mercado, na maior parte das situações com valores de transferência bem altos. Desta vez o clube merengue chegou a acordo com o Liverpool para a transferência de Xabi Alonso, pagando 30 milhões de euros para garantir o espanhol que tanto jeito irá dar para equilibrar aquele meio-campo!

Com isto só vejo duas opções tácticas para Pellegrini, a primeira e na minha opinião a mais indicada é o 4x2x3x1, com Benzema solto na frente, Kaká nas suas costas e Ronaldo e Robben ou quiçá Ribery com liberdade para deambular entre as alas e o meio como eles tanto gostam e o sabem fazer, com isto teríamos uma diferença em relação ao modelo da primeira versão dos "galácticos" que apenas tinham um médio com características mais defensivas (Makelele), neste temos um Xabi Alonso e um Lassana Diarra que são capazes de equilibrar a equipa, tanto a atacar, como a defender, como a transitar, a defesa com Marcelo, Pepe, Albiol e Sérgio Ramos ou Arbeloa é o sector mais fraco e necessita de 1 ou 2 reforços, mas mesmo se não chegar mais ninguém a este plantel é legítimo afirmar que o Real Madrid só pode mesmo ser um candidato à conquista da Liga dos Campeões!

A segunda opção trata-se de utilizar um sistema táctico próximo do 4x4x2 clássico, o que Pellegrini mais gosta, mas na minha opinião colocar Kaká a médio-centro seria desperdiçar todas as qualidades do astro brasileiro, dado que como todos sabemos num sistema como este, os dois médios-centro terão que ser muito completos para assim conseguirem equilibrar a equipa nas diferentes fases do jogo, Kaká é um 10 puro e ainda não está preparado para ficar sem a sua "liberdade" a jogar futebol! Com esse sistema táctico teríamos um ataque com Raúl e Benzema, bastante móveis e capazes também de construir um pouco o jogo da sua equipa ou pelo menos de dar a tão importante linha de passe para desorganizar as marcações da equipa adversária e criar desequilíbrios em posse, também com Cristiano Ronaldo e Robben que já estão habituados a jogar neste sistema, a equilibrarem a equipa no momento defensivo, fechando juntamente com o lateral e a explodirem na hora do processo ofensivo, demonstrando todas as suas espantosas capacidades. A defesa seria igual à que eu referi em cima e o guarda-redes só pode mesmo ser Iker Casillas!

Manuel Pellegrini tem a difícil tarefa de construir um "onze" onde encaixem todos os galácticos e não pode fechar a sua mente a novas ideias, dado que dentro do seu modelo de jogo e com os seus princípios sempre presentes num sistema base pode, como é óbvio, fazer alguns alinhamentos tácticos e dar aos jogadores a possibilidade de evoluírem e de jogarem onde realmente gostam e onde realmente se sentem bem. Como todos os treinadores, o chileno deve possuir princípios fundamentais assentados num sistema base, mas não se pode limitar a encaixar os jogadores, deve sim ser inteligente e encontrar diferentes formas para que o potencial enorme de cada jogador sirva da melhor maneira o colectivo. E isso irá catapultar, sem dúvida alguma, qualitativamente a sua equipa!

Barcelona 08/09


Uma vez que a nova época está quase a começar achei por bem falar um pouco da melhor equipa da época anterior, assim sendo só poderia mesmo abordar o Barcelona!

É certo que na época passada tivemos um Barcelona dominador e conquistador, capaz de fazer o tão famoso “triplete”, com um treinador capaz de inserir princípios bastante importantes no futebol actual que anda demasiado comercial. Mas será que Pep Guardiola não deu um salto enorme no que toca à sua carreira de jogador-treinador? Ele apenas tinha treinado durante um ano antes de ingressar na equipa principal do Barça para executar a tão importante função de treinador, pelos vistos a escolha não foi precipitada e o espanhol estava preparadíssimo!

Passando ao fundamental, posso afirmar que o ataque posicional do Barça é uma coisa fabulosa, sempre com uma abundante posse de bola numa zona de pressão, com transições lentas e seguras, criando sempre bastantes desequilíbrios nas defesas adversárias, com trocas posicionais constantes, triangulações eficientes e com uma circulação de bola rápida e muito trabalhada… Xavi é, sem dúvida, o elo de ligação entre a linha mais recuada e a linha mais avançada do terreno, é um “box-to-box” moderno, capaz de fazer bastantes quilómetros durante os 90 minutos e tanto ajudava Yaya a fechar e a equilibrar como Iniesta a desequilibrar e a criar espaços, possui uma inteligência fora do normal a jogar futebol e sabe utilizá-la da melhor forma, parece que já sabe o que vai acontecer e o que tem de fazer em cada jogada. A faixa direita desta equipa fascina qualquer um, na minha opinião é a melhor a vários níveis, junta-se um dos melhores laterais da actualidade, Daniel Alves, ao homem mais desequilibrador no mundo do futebol actual, Lionel Messi! O 1º é muito seguro a defender e interpreta as jogadas de uma forma espantosa, consegue explodir completamente com a bola nos pés e dá bastante profundidade ao seu flanco, assim sendo e demonstrando um enorme entendimento e cumplicidade com Messi, é claro que se torna mais fácil criar desequilíbrios em condução ou em passe… Falando do espantoso argentino, consigo explicar facilmente o seu sucesso: bastante velocidade com bola + dribles fantásticos + domínio e controlo de bola perfeitos + enorme alegria a jogar futebol = PURA MAGIA! Leo Messi tem uma capacidade de explosão fora do normal, ele gosta de aparecer muitas vezes entre-linhas e mal recebe a bola consegue logo partir em velocidade, criando muitos desequilíbrios com os seus fantásticos dribles ou então com a sua perfeita visão de jogo, na minha opinião, este miúdo argentino é o melhor do Mundo a desequilibrar individualmente!
Pep Guardiola montou um sistema táctico onde os princípios de jogo que ele pretende estão muito bem definidos e são bem visiveis… Os ataques da sua equipa são ricos em excelência, bastante organizados e apoiados, criando com isso naturais desequilíbrios em posse, ele mentalizou os seus jogadores a finalizarem apenas quando as hipóteses de êxito são assinaláveis, mesmo que para isso seja necessário circular a bola na grande área do adversário... Eles conseguiram aguentar uma época inteira, sempre ao mais alto nível, com um tipo de jogo onde é necessário estar muito bem preparado a todos os níveis, dado que quando o pressing alto e a posse de bola estão associados tudo se torna mais duro e exigente para os jogadores que executam esses mesmos princípios de jogo, não obstante de também se dificultar muito mais a vida aos adversários quando essa associação está suficientemente mecanizada e organizada para garantir o tão esperado sucesso!

Os jogadores do Barcelona apenas com uma suficiente mobilidade, mas com muita inteligência e criatividade na criação de espaços, conseguem criar constantemente linhas de passe, sendo que com eles é a bola que percorre muitos e muitos quilómetros, não são eles a fazer tal, o que se torna muito importante para aguentarem uma época inteira a um ritmo louco e com índices de exigência brutais como foi a época transacta! Posso também dar um exemplo do comportamento de um Barça a passar por dificuldades, mas que consegue dar a volta por cima de uma forma excelente, por exemplo quando a defesa foi sujeita em alguns jogos a uma pressão bastante alta, ninguém perdeu o discernimento e com, na maior parte das vezes, Yaya Touré a servir de apoio saíam a jogar com bastante segurança, sendo muito raro vermos alguém a utilizar o passe longo quando estava mais apertado, isto deve-se à qualidade dos movimentos da equipa, é simples conseguir jogar assim quando existe entrosamento, determinação e acima de tudo muito e bom treino! Esta forma de jogar veio destruir completamente princípios de jogo ancestrais, onde se pensava que para se ganhar não se podia jogar sempre bem nem sempre da mesma forma, com isto criou-se assim uma nova forma de pensar o futebol, contribuindo de forma extremamente positiva para o fabuloso espectáculo que é este desporto! Eu não irei alargar muito mais o meu texto e só para terminar vou falar um pouco de Andrés Iniesta, este jogador está "muito à frente" sinceramente, tem uma leitura de jogo brilhante e demonstra uma facilidade incrível tanto para aparecer na área adversária para finalizar ou tabelar como para iniciar o enorme pressing logo no meio-campo adversário. É, sem dúvida alguma, um fenómeno, é muito mais do que um simples médio criativo, desequilibra com a equipa e organiza para a equipa, nunca perdendo o controlo defensivo, visto que tem sempre a táctica presente dentro de si e sabe interpretá-la e executá-la da melhor forma, sendo para mim um dos jogadores onde mais se nota o espantoso trabalho feito por Guardiola, que sobre ele disse o seguinte: "Não usa brincos, não tem tatuagens, tem o cabelo curto, não embirra por jogar apenas vinte minutos e, no entanto, é o melhor de todos"!

"VIVA O BOM FUTEBOL, VIVA O BARCELONA"

Mister diferente, processos diferentes, balneário diferente

O Sport Lisboa e Benfica venceu o 3º Torneio nesta pré-época com uma vitória tranquila por 2-0 frente ao Vitória de Guimarães, depois de ontem ter batido o Portsmouth por quatro bolas a zero, esta noite quem resolveu balançar as redes foi novamente Weldon a passe de Urreta e Rúben Amorim numa excelente jogada entre Aimar e Saviola!

Fazendo uma análise global ao Torneio Cidade de Guimarães, diria que vimos um Portsmouth ainda um pouco atrasado na preparação, com processos bastante lentos e com uma defesa muito frágil, explicando também o fraco 14º lugar da época anterior no campeonato inglês, espero sinceramente que Paul Hart consiga fazer progressos a vários níveis!

Quanto ao 2º classificado do torneio e anfitrião do mesmo, posso dizer que tem 4 jogadores fabulosos e que muito bem aproveitados poderiam afirmar-se num “grande”, estou a falar é claro de Nilson, Jorge Gonçalves, Nuno Assis e de Roberto, o primeiro é um elemento fortíssimo, um líder que transmite segurança para toda a equipa, é bastante rápido a sair dos postes e entre os mesmos é capaz de defesas brutais com um nível de dificuldade muito elevado, o 2º actuou no Racing Santander na época passada, actualmente tem 25 anos e já demonstra uma maturidade impressionante, é dotado de uma técnica soberba e capaz de deambulações estonteantes, sinceramente, adoro vê-lo jogar… Nuno Assis na época passada foi uma peça chave no puzzle de Cajuda e será, com certeza, importantíssimo neste novo ano, tem uma visão de jogo incrível, um excelente sentido posicional associado a uma agradável mobilidade e a uma fantástica qualidade de passe. Por último, temos, sem dúvida alguma, um matador brasileiro que na última época apontou 8 golos no campeonato, é capaz de inventar espaços para aparecer a rematar e tem níveis de eficácia bastante assinaláveis, apesar de tudo isto não o considero um jogador muito evoluído tacticamente e também já não tem grande margem para progressos, uma vez que possui 31 anos! Para finalizar quanto à análise desta equipa, diria que a defesa está pouco entrosada e é bastante vulnerável, dando demasiados espaços nas suas costas, tal como na época passada com Cajuda, o defesa-central Moreno ainda não me consegue convencer, veremos se no futuro reage melhor à adaptação a esta nova posição...

Quanto aos vencedores deste torneio, posso afirmar que dá gosto ver jogar este “novo Benfica”, princípios tácticos complexos mas fundamentais com Jorge Jesus tornam-se simples, uma grande organização defensiva e uma disciplina exemplar no que toca à execução do sistema táctico, uma cultura táctica capaz de mentalizar os jogadores a acelerar ou a desacelerar o jogo nos tempos certos, um pressing alto associado a uma circulação de bola rica em qualidade e eficiência, frieza e segurança na hora do último passe e uma suficiente eficácia aquando do momento de finalização… Isto define para mim, em traços gerais, este Benfica à moda de JJ... E que beleza ler isto aqui e olhar para o terreno de jogo e ver tal e qual, talvez porque há muita determinação e ambição naquele balneário e muito trabalho duro nos treinos… Não quero que ninguém pense que nesta nova época teremos um SLB imbatível e com o título assegurado, muito pelo contrário, ainda estamos apenas na pré-época como é óbvio, mas quando há mérito eu sei dá-lo, seja em que altura for! Para finalizar, quero só falar um pouco de Di María, Javi García e Pablo Aimar… O puto maravilha está totalmente diferente, muito mais motivado, disciplinado/evoluído tacticamente e determinado, quando a isto se acrescenta o enorme potencial do argentino é óbvio que só pode sair magia daqueles fabulosos pés! O espanhol vindo do Real ainda não vale 7M€, mas apesar disso é, na minha opinião, o tão desejado "nº6" que o Benfica necessitava, muito forte fisicamente, agressivo, demonstra possuir um bom toque de bola e em relação ao que disse há uns dias, já é também suficientemente completo para assumir aquela função tão importante no meio-campo da sua equipa! Por último irei abordar Pablo Aimar, será este o ano do mago argentino? Todos os benfiquistas esperam que sim e não há dúvidas que esta é a pré-época mais prometedora do jogador, nota-se claramente que ele já não recorre tanto a movimentos previsíveis e obcecados em busca da bola, tenta antes procurar espaços de forma inteligente e objectiva entre-linhas ou então descaindo numa ala, na minha opinião será muito melhor para ele, dado que não irá tanto ao choque nem se dará tanto a marcações mais exigentes, podendo assim libertar-se com mais facilidade e pôr em prática todo o esplendor do seu futebol!

Mas que grande jogo de Nani

O Bayern de Munique venceu o Manchester United por 7-6 nas grandes penalidades na final da Audi Cup, após um 0-0 no final dos 90 minutos, num jogo que foi muito táctico, com os médios-centro a lutarem bastante pela conquista da bola e a congestionarem completamente o meio-campo, por outro lado tivemos a luta das duas defesas, que tentaram sempre instalar-se no meio-campo adversário, para assim juntarem as linhas da equipa e conseguirem fazer o seu tipo de jogo com mais facilidade, potencializando os seus ataques posicionais…

A faixa esquerda do United esteve muito bem durante todo o jogo, Evra e Nani foram sempre muito rápidos no processo ofensivo e não tenho dúvidas que 2/3 dos ataques do United foram iniciados a partir dos pés de um destes dois jogadores, tenho que referir que Nani não se preocupou apenas em atacar, ajudou bastante Evra a fechar, dando-lhe outra tranquilidade, até se notou isso na forma como o francês atacou, sabendo que tinha um companheiro com uma cultura táctica elevada, portanto posso afirmar que Nani está um jogador diferente, que grande evolução técnico-táctica que teve este “menino”, para além disso também notei que nos lances de 1x1 está bastante mais desequilibrador e explosivo, dando IMENSO trabalho a Lahm…

Schweinsteiger não jogou numa posição adequada para si, ou melhor, ele jogou, mas não da forma que quer e que melhor o faz, o seu treinador quer que ele apareça por diversas vezes entre-linhas, mais junto aos avançados, mas esta não me parece ser uma boa opção, ele é aquele jogador vertical que gosta de jogar bem colado à linha e fazer as suas diagonais, criando desequilíbrios e fazendo excelentes golos com esses mesmos movimentos, na minha opinião este jovem alemão é um ala puro que não se dá muito bem com aquele “trânsito” todo no meio do terreno, sempre rodeado de marcações mais exigentes, ele gosta de ter a sua liberdade condicionada apenas pelas linhas laterais, deixem este mago jogar onde e como gosta que certamente terão muitas surpresas agradáveis…

A dupla de ataque do United (Owen e Berbatov) esteve bastante apagada durante os primeiros 45 minutos, apesar de ambos possuírem características bastante interessantes para jogarem juntos num sistema táctico como o do MU, não estiveram bem, talvez porque nunca conseguiram ser servidos da melhor forma e muitas vezes tiveram que recuar imenso para conseguirem ter a bola, o que desorganizou um pouco a equipa e a tornou mais previsível, na 2ª parte notou-se uma melhoria significativa, dado que o Manchester United juntou mais as suas linhas, tanto a atacar como a defender, sendo assim, estava uma equipa muito mais organizada e compacta e era muito mais fácil para os jogadores circularem a bola de forma rápida e segura, criando assim desequilíbrios em posse numa zona pressionante!

O lateral-esquerdo vindo do Twente, agora no Bayern de Munique de nome Braafheid jogou os 90 minutos sempre a um ritmo fabuloso para um jogo de pré-época, no processo ofensivo apareceu muitas vezes a fazer triangulações e a dar asas aos seus cruzamentos estonteantes, já no que toca a defender não deu qualquer espaço no seu corredor e demonstrou ser um jogador com uma capacidade atlética invejável, aguentando o jogo inteiro a um ritmo inacreditável, fazendo toda a faixa esquerda com uma velocidade enorme e com uma concentração admirável, para além disso também tenho que referir que quando chegou a sua vez na marcação das grandes penalidades, ele não tremeu e finalizou da melhor forma…