Jesualdo Ferreira VS Jorge Jesus

BRAGA 0-2 F.C.PORTO || 24-01-2009

1ª PARTE:
Braga: (4x4x2)
O Sporting de Braga entrou com tudo neste jogo, os primeiros 15 minutos foram totalmente dominados por esta equipa, muito devido ao pressing alto que exerceu. Pena foi que nestes minutos não conseguiu concretizar nenhuma ocasião de golo. Nos restantes 30 minutos do 1º tempo houve claramente uma cambalhota no rendimento do Braga, não só por mérito do adversário, mas também por demérito próprio, não conseguindo parar as transições rapidíssimas da equipa adversária. Na minha opinião Rentería não deveria ter jogado de início, uma vez que o que esta equipa precisava era de uma presença assídua na área e não de um avançado móvel como é este jogador, portanto o indicado para ser titular seria Meyong! Durante a 1ª parte, houve momentos em que se notou que o meio campo do Braga estava bastante desorganizado, dado que existia um enorme espaço entre Vandinho e Luís Aguiar, o que prejudicava imenso o início das transições defesa-ataque, com isto bastava Raul Meireles cortar as linhas de passe ao 1º homem do meio-campo (Vandinho) e assim fazer com que o processo ofensivo desta equipa fosse facilmente anulado pelo FC Porto!

F.C.Porto: (4x3x3)
Esta equipa passou por alguns momentos de aperto nos primeiros minutos, mas teve sempre a frieza e a tranquilidade necessária para manter o nulo. Após os primeiros 15 minutos lá conseguiu sacudir a pressão e utilizar as suas grandes armas: transições defesa-ataque rapidíssimas e profundidade, explorando a enorme técnica e a grande velocidade dos seus avançados! Lucho Gonzalez pensa o jogo de uma forma encantadora, com 2 ou 3 toques na bola desequilibra completamente os adversários, durante este jogo fez passes brilhantes! Mas como é óbvio, neste meio campo também há Raúl Meireles e Fernando, o 1º fez quilómetros durante todo o jogo e é simplesmente único no que toca a começar o processo ofensivo da sua equipa, visto que a sua qualidade de passe é no mínimo excelente. O Fernando tem uma leitura de jogo incrível, posicionando-se sempre muito bem, infelizmente para a equipa, com a bola nos pés não é nenhum Assunção nem nenhum Costinha, tem algumas dificuldades no 1º passe, o que dificulta sempre um pouco a construção do jogo ofensivo do F.C.Porto (anda a mostrar algumas melhorias neste aspecto). Cissokho impressionou pela positiva neste seu 1º jogo na Liga, é um jogador rápido, com alguma técnica e que fez arrancadas dignas de um extremo. Apesar destes aspectos bem positivos, não posso deixar de realçar a forma como este jogador defende, foi, em algumas jogadas, facilmente ultrapassado e teve que recorrer vezes a mais à falta para parar o adversário, notando-se também que em alguns momentos estava “perdido” dentro de campo!

2ª PARTE
Braga: (4x4x2)
Jorge Jesus colocou Meyong e Matheus ao intervalo, mudando assim a forma de jogar da sua equipa. Com 2 avançados e sem soluções viáveis pelo meio do terreno o Braga limitou-se a jogar pelas alas, explorando a capacidade técnica e táctica de Alan e Matheus. Alan foi sem dúvida nenhuma o jogador mais inconformado do Sporting de Braga, sempre querendo assumir o jogo da sua equipa, perturbando e muito a defesa adversária com os seus magníficos cruzamentos, mas infelizmente para ele e para a equipa esta sua missão não teve sucesso! Nos últimos minutos, já com Orlando Sá em campo, o Braga foi atrás do prejuízo, João Pereira e Evaldo nesta altura preocupavam-se mais com o ataque do que propriamente com a defesa, com isso houve uma superioridade numérica nas alas, o que criou algumas dificuldades aos laterais do Porto. O Braga atacou a maior parte das vezes pelo lado direito, o que fez com que se tornasse uma equipa demasiado previsível, para além disso João Pereira foi sem qualquer dúvida, apesar do erro flagrante de Moisés, o pior jogador em campo, precipitado a atacar e infantil a defender, uma prestação péssima deste jogador!

F.C.Porto: (4x4x2)
No final da 1ª parte Tomás Costa entrou para o lugar do lesionado Rodríguez, com esta substituição o Porto encarou a 2ª parte de uma forma bem mais cautelosa, jogando com 4 homens no meio campo e sem extremos puros, limitando-se a gerir o resultado. Para isso esteve sempre bem posicionado atrás, com Meireles e Fernando à frente da defesa mostrando o que é saber defender, isto é, sempre com um excelente sentido posicional, cortando as principais linhas de passe da equipa adversária, para além deste brilhante trabalho defensivo também não posso deixar de evidenciar a forma sublime como estes jogadores colocavam rapidamente a bola na linha ofensiva, dando asas à velocidade de Hulk e Lisandro. Apesar da substituição aos 84 minutos, Hulk foi, na minha opinião, o melhor jogador em campo, explosivo e desequilibrador, com uma técnica invejável, fez arrancadas venenosas que complicaram e muito a vida da defesa contrária! Tenho que dar mérito a Fucile, uma vez que marcou Matheus de uma forma exemplar, não lhe deu qualquer espaço de manobra e já numa fase terminal do encontro, quando Evaldo se juntou a Matheus no seu corredor ele manteve-se igualmente seguro. Apesar da forma fabulosa como defendeu, também tenho que referir que no aspecto ofensivo esteve bastante fraco em relação ao outro lateral Cissokho!

HULK, O MELHOR EM CAMPO